A deputada Marília Góes (PDT) falou hoje (09) sobre a segunda reunião oficial da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (CSP/Alap) com a cúpula do setor de defesa do estado. O encontro aconteceu na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na última terça-feira.
Estiveram presentes no encontro representantes dos órgãos que fazem parte do setor no Estado, como a Sejusp, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Técnico- Científica (Politec) e Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen), além dos membros da (CSP/Alap), deputado Ericláudio Alencar (PDT) presidente da comissão, deputada Marilia Góes (PDT) e o deputado Charles Marques (PSDC).
A deputada Marília Góes falou sobre a importância da comissão para que os setores de Segurança Pública tenham ainda mais voz dentro da casa de leis. “Nós somos uma comissão para ser utilizada, uma comissão que quer resultados para a melhoraria da segurança de cada um dos cidadãos dos 16 municípios do Estado. Nós temos, sim, que buscar formas para conseguir mais recursos, mas tudo tem que ser feito com cautela e responsabilidade”, frisou a parlamentar.
A Delegada Geral do Estado, Lourdes Sousa, falou sobre a delegacia de Laranjal do Jari, que hoje é utilizada como presídio no município por falta de um local apropriado para que os apenados fiquem. “A gestão passada perdeu seis milhões de convênio que seriam destinados para a construção do mini presidio no Jari. E, por conta disso, os presos ficam na delegacia. Nós fomos penalizados pela falta de compromisso”, disse.
Marilia Góes criticou a falta de compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos. “A situação que enfrentamos na segurança pública é reflexo da falta de compromisso no passado. Perder seis milhões de reais, que deveriam ser usados na construção de um mini presídio é um absurdo. Principalmente, pelo atual momento da economia, quando fica difícil alocar recursos para investimentos”, ressaltou a parlamentar.
'O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, destacou os trabalhos realizados pela comissão e se disse muito satisfeito com a preocupação e o comprometimento dos deputados com um assunto tão delicado e que requer uma atenção diferenciada que é a integridade física de cada pessoa. “Essa reunião é de extrema importância; aqui nós tivemos a oportunidade de dividir com vocês nossos anseios e juntos sei que vamos buscar as soluções para melhorar a cada dia”, ressaltou o secretário.
No dia 23 de maio a comissão participou de uma reunião com o governador do Estado Waldez Góes, onde discutiram propostas de captação de recursos federais para serem aplicados na segurança, através de parcerias com os deputados federais.
Eles também abordaram o estudo nos municípios para analisar a possibilidade de implantação da guarda municipal nos que apresentarem maior necessidade e o que é mais importante, possibilitar que esses projetos permaneçam nas localidades.
O próximo passo da comissão é elaborar um planejamento de visitas aos órgãos ligados à segurança no Amapá.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Ascom Dep. Marília Góes
99142-5507
Nenhum comentário:
Postar um comentário