A deputada estadual Luciana Gurgel (PMB) incluiu como pauta durante a sessão deliberativa desta terça-feira, 15, a discussão sobre os altos índices de mortes causados por armas de fogo e acidentes de trânsito no Estado.
A proposta veio em função da análise dos últimos relatórios sobre causas de mortes no Brasil e no Amapá, que já ocupam as primeiras colocações no ranking das mortes violentas.
Ao abordar o tema, a parlamentar argumentou ainda que a violência, em suas várias formas, em especial os acidentes de trânsito e armas de fogo, abrange todas as espécies. Entre os encaminhamentos feitos em plenário, Gurgel convidou os demais parlamentares e os órgãos responsáveis pela segurança pública para a realização de ações concretas de educação, prevenção e redução de homicídios e acidentes de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas, e mapear os municípios com maiores índices de mortes por essas causas.
A deputada lembrou que a principal causa de morte dos jovens amapaenses são os ferimentos provocados por armas de fogo e acidentes de transito. "Entendemos que o problema da violência e do desarmamento é de segurança pública. Não adianta tomarmos medidas individuais de proteção, se estamos nas ruas expostos à violência. Para minimizá-los é preciso a formatação de políticas públicas para resolver esses casos, no Amapá”, destacou a 1ª Secretária.
Fonte: Ascom/dep. Luciana Gurgel – PMB
Texto: Ediana Franklin
Fotos: Arquivo Alap

Nenhum comentário:
Postar um comentário