Discursando durante o Grande Expediente da sessão desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado (Alap), a deputada Roseli Matos (PP), defendeu o fortalecimento do sistema de Comunicação Social do parlamento amapaense, com a efetivação da Secretaria de Comunicação Social da Casa de Leis e pleno funcionamento das emissoras de rádio e de televisão legislativas.
A deputada referiu-se a uma reunião da qual participou, no dia anterior, juntamente com os deputados Pedro da Lua e Ericláudio Alencar, ocasião em que o atual diretor de rádio TV da Assembleia, Carlos Sérgio Monteiro, fez uma explanação ao presidente da casa, deputado Kaká Barbosa, sobre o trabalho desenvolvido pela equipe de comunicação da Assembleia Legislativa apresentando um diagnóstico do setor e propondo sugestões para o seu melhor funcionamento. “Precisamos efetivar e fortalecer a Secretaria de Comunicação. Precisamos aproveitar a oportunidade que nos foi proporcionada pelo então senador José Sarney que nos deu a concessão da TV e da Rádio Assembleia. O resultado não será bom apenas para os 24 deputados, mas, principalmente, para toda a sociedade que poderá acompanhar, em tempo real, a produção legislativa; a assiduidade dos parlamentares e o compromisso de cada um com o povo que o elegeu. Existe algo mais transparente?”, indagou.
Roseli acredita que as emissoras legislativas têm papel preponderante na divulgação da transformação que a Assembleia Legislativa vive hoje, mudando a concepção da sociedade sobre o Poder Legislativo amapaense. “Faço questão de que o povo acompanhe meu trabalho. Que acompanhe o posicionamento de cada parlamentar. No momento em que cada cidadão ou cidadã verificar a transparência que ocorre neste plenário, através das emissoras, verificando o que cada deputado pensa ou defende, estou certo de que mudará sua concepção sobre esta Casa de Leis”, destacou.
A parlamentar defendeu o fortalecimento da comunicação e o funcionamento dos canais adequados, sem depender de pessoas “inescrupulosas”. “Sei das nossas dificuldades. Sei o que estamos enfrentando aqui dentro, mas quero conclamar este parlamento: Precisamos criar nossa Secretaria de Comunicação. E a forma que temos para isso é uma montar um secretaria bem estruturada, com as emissoras de TV e rádio funcionando, com responsabilidade, transparência e imparcialidade. Precisamos que tenham compromisso, sim, mas com a sociedade. Não como o departamento comercial de ninguém. Ela é pública. Não quero que nem um deputado ou deputada fique refém de pessoas que não tem compromisso com o povo, mas apenas com o seu próprio bolso”, defendeu.
A deputada destacou ainda a importância da equipe de comunicação da Assembleia no processo de transparência do parlamento. “Não defendo apenas o funcionamento da rádio e TV Assembleia, mas também a estruturação da Secretaria de Comunicação. Quero os profissionais de comunicação desta casa sendo respeitados, bem valorizados. Precisamos dar estrutura para os profissionais da comunicação. Eu vejo a angustia deles, em muitos momentos, querendo contribuir de forma mais efetiva, mas eles precisam do nosso apoio para desenvolver suas funções. Alguns podem pensar que isso vai ser bom para os deputados. Mas, isso vai ser bom para a sociedade. Não existe maior democracia do que isso”, enfatizou.
Em aparte, o deputado Pedro da Lua (PMB) elogiou a deputada pelo seu pronunciamento destacando a coragem da parlamentar em enfrentar os grupos que não tem compromisso com o povo e defendeu o presidente do Parlamento. “Nosso presidente está sendo alvo de campanha sórdida, em represália por estar fazendo o correto, como zelar pelo orçamento desta casa, cortando despesas. Queria que se voltasse contra mim, pois o deputado Kaká, está sendo agredido de forma sórdida. Quando agridem, de forma deliberada e sem nenhum fundamento legal, alguém que goza de respeito, que age com responsabilidade, com zelo e tendo compartilhado democraticamente a gestão desta casa com os outros parlamentares, esão atingindo a todos nós. Aí, acredito que não existe mais regra nesse jogo. Eles acham que podem tudo. Que respaldo, que moral tem essa gente, quando a sociedade passa a saber que estão batendo, por bater, simplesmente por que a direção desta casa disse que não dá para pagar o que eles estão pedindo e não dá para fazer o que foi feito com o presidente afastado porque o a acordo era ilegal”, destacou.
A deputada Mira Rocha também falou, na ocasião, para destacar a importância desses veículos e o serviço que prestam à população, divulgando o trabalho dos parlamentares. “Muitas vezes sou questionado sobre nosso trabalho. E, nesse mister, é importante a divulgação que nossos veículos fazem, que conseguem levar às populações mais distantes aquilo que estamos fazendo em prol delas. A partir do momento que tivermos nossa rádio e nossa TV Assembleia, sei que a sociedade não vai nos questionar tanto e vão cair por terra as injúrias e as calúnias que nos imputam, pois vamos dizer para a sociedade que estamos aqui, fazendo o nosso trabalho, te representando, te dando o retorno daquilo que você nos deu, que é o voto, coisa mais sagrada e democrática que tem, na escolha de um parlamentar. Precisamos recuperar nossa autoestima”, analisou.
A deputada Roseli Matos encerrou seu discurso, reafirmando sua determinação de dar uma resposta positiva ao povo que a elegeu sem medo de represálias. “Não tenho medo de peia. Estou preparada para a luta e não tenho interesse em agradar a todos. Meu compromisso é com o povo e com a minha consciência. Sempre defendi e vou continuar defendendo nesta casa, a informação oficial e não a oficiosa. Doa a quem doer! ”, concluiu.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com | YouTube Tv Assembleia Amapá

Nenhum comentário:
Postar um comentário