O deputado estadual Pedro da Lua recebeu nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa, os músicos Nonato e Venilton Leal. Na semana passada, atendendo proposição do parlamentar, o parlamento aprovou por unanimidade o título de Cidadão Amapaense a Nonato, que nasceu na Vigia, interior do Pará, mas está há décadas no Amapá.Apesar 66 anos dedicados ao Amapá, o artista nunca tinha recebido esse reconhecimento.
Raimundo Nonato de Barros Leal veio para o Amapá em 1950 e aqui gerou filhos e netos, também músicos e compositores talentosos. Em 2016, Nonato Leal completa 89 anos dos quais 66 deles dedicados ao Amapá. Mesmo assim nunca houve uma homenagem na Assembleia Legislativa com o objetivo de oficializar sua condição de amapaense.
Pedro da Lua propôs que o recebimento da comenda ocorra em julho, quando artista completa 89 anos. Ele também vai fazer pleito junto ao governo do Estado e à presidência da Alap para que a obra do artista seja divulgada em forma de DVD, através de uma edição especial dos programas televisos que Nonato apresenta junto com o filho Venilton há vários anos. “Qualquer outro país do mundo se orgulharia de ter um artista como Nonato Leal. No Amapá, infelizmente ele não recebe o apoio devido pela importância de sua obra. Temos que fazer por Nonato enquanto ele está entre nós, porque quando ele se chamar saudade, vai querer preces – e nada mais!”, disse o deputado, parafraseando Nelson Cavaquinho.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Pedro da Lua (PMB)
Texto: Taissa Pereira
Foto: divulgação

Nenhum comentário:
Postar um comentário