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quinta-feira, 17 de março de 2016

Deputado defende abordagem da corrupção como tema transversal no currículo das escolas públicas


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro da Lua, protocoliza nesta quinta-feira, 17, um projeto de lei que dispõe sobre a inserção, como tema transversal, da temática "conscientização contra a corrupção", no currículo escolar de ensino fundamental e médio nas escolas da rede publica e privada do Estado do Amapá.
A proposta é provocar nos estudantes a construção de suas ideologias éticas, morais e sociais, resgatando a contribuição de jovens na política amapaense. O conteúdo programático incluirá, entre outros temas, aspectos da sociologia e a corrupção cotidiana, da pequena e grande corrupção, a historia da corrupção no Brasil, a educação fiscal e os prejuízos que a corrupção causa na sociedade, bem como sobre as consequências da corrupção no bem estar do cidadão. “O Brasil vem buscando efetivamente expurgar a corrupção do seio social. Entretanto, ainda se cruzam no imaginário popular a distinção da corrupção dos outros e aquela praticada cotidianamente. Entre outras palavras, é o chamado “jeitinho brasileiro”. E esse processo cultural remonta à colonização portuguesa. Segundo alguns historiadores, a colonização não foi feita para a sociedade, antes foi feita para atender aos interesses da coroa e de um grupo restrito associado à ela. É histórico”, explica o deputado, que foi militante do movimento estudantil e presidiu por dois mandatos a entidade representativa dos estudantes de Ensino Médio.
Para o parlamentar, o Brasileiro não se identifica com o Estado e, assim, a Lei não é para ele...é para os outros. “Não existe uma consciência nacional de beneficio publico, de interesse publico. Nesse caminho, se mostra fundamental que a escola participe desse processo de estimular no cidadão o interesse na política, porque a falta de envolvimento da sociedade ainda é um dos principais problemas do combate à corrupção”, defende.
Pedro DaLua defende que a proposta legislativa se insere no contexto do relevante interesse público pois favorecerá a interdisciplinaridade que esta temática abrange. Para ele, a compreensão da corrupção, seus aspectos históricos e sociológicos, além da educação fiscal para o combate da corrupção, estimula a participação dos profissionais do magistério das chamadas ciências humanas (história, sociologia, geografia), como também dos professores e professoras de matemática e ciências afins.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Pedro da Lua (PMB)
Assessora de Comunicação: Rosiane Belfor

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