Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

Deputada Cristina Almeida participa de debate sobre discriminação racial em Brasília

"A discriminação racial compromete a democracia na medida em que viola com mais frequência os direitos da população afro-brasileira", afirma Cristina Almeida (PSB/AP)

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB/AP), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá, participou nesta terça-feira (22), no Plenário da Câmara Federal, em Brasília – DF, das discussões que abrangem o Dia Nacional de Luta pela Discriminação Racial, comemorado no dia 21 de março.
A solenidade também contou com a participação da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), Valneide Nascimento, secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB) e a desembarcadora Luislinda Valois (TJ-BA).
Cristina Almeida usou a tribuna da Câmara e alertou: “A democracia brasileira está comprometida, uma vez que viola direitos da população, especificamente negra, que corresponde a mais de 70% da população pobre”.
A parlamentar defendeu a adoção de política públicas para a inclusão de raça e gênero, especialmente às mulheres negras, e ainda, o projeto do senador João Capiberibe - PL 160/2013, que dispõe pelo menos 5% do Fundo Partidário deverão ser destinados à promoção dos afrodescendentes na política brasileira e à efetivação da Política Nacional pela Igualdade Racial.
Em seu pronunciamento, a deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) afirmou que há uma distorção da realidade brasileira, a baixa representatividade da população negra no parlamento. “Hoje, são menos de 5% dos parlamentares contra 11% na legislatura anterior, no qual 53% dos brasileiros se declararam negros ou pardos em 2014 (PNAD/IBGE).
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória das pessoas que morreram no chamado "massacre de Sharpeville", em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, durante o regime do apartheid. Na ocasião, morreram 69 pessoas e 180 ficaram feridas.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Cristina Almeida (PSB)
Texto e foto – Ascom GAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...