Com a participação do presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Da Lua (PMB) aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) na Sala de Videoconferência a quarta sessão da Comissão de Saúde (CAS), presidida pelo deputado Jaci Amanajás (Sem partido), onde foi apresentado o relatório parcial da visita técnica das duas comissões realizada no último dia 07 deste em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) ao Hospital de Emergências. A comissão foi composta pelos deputados Jaci Amanajás, Pedro da Lua, Max da AABB, Dr. Furlan e a deputada Maria Góes, que foram recebidos pela secretária adjunta de Saúde, Telma Miranda, e a diretora do HE, Rosália Figueira, e esclareceram as dúvidas dos parlamentares. Os deputados também conversaram com pacientes e funcionários da unidade. Também foi realizada a leitura do requerimento em conjunto com a CDH, cobrando da SESA o abastecimento da farmácia do HE com bolsa de colostomia, soro antiofídico e medicamentos trombolíticos.
O deputado Max da AABB citou a visita realizada em 2015 ao Hospital das Clinicas Alberto Lima (HCAL) e Hospital de Emergência. De acordo com o parlamentar a situação visualizada no hospital era desesperadora. “Nos HCA encontramos pacientes nos corredores, filas intermináveis para cirurgias. Era um depósito de ser humanos, era melhor implodir e construir outro”, frisou, parabenizando a diretora do HE, Rosália Figueira, pelo trabalho ora realizado que visivelmente mostra melhora.
Na mesma opinião o presidente da Comissão de Saúde, deputado Jaci Amanajás, também destaca as melhorias sugeridas após a visita da comissão no ano passado.
Para a deputada Maria Góes, o maior problema do HE é o inchaço no atendimento. “O hospital recebe pacientes da capital e dos municípios do Estado, além de pacientes das áreas ribeirinhas das ilhas paraenses”, destacou a deputada.
Quando foi criado o então Pronto Socorro Osvaldo Cruz, Macapá tinha menos de 100 mil habitantes. Hoje a população é cinco vezes maior, mas a unidade continua do mesmo tamanho. Hoje cerca de 70% dos atendimentos feitos em 2015 no hospital poderiam ter sido feitos em postos de saúde e unidades básicas de saúde (UBSs), de acordo com a diretoria da instituição.
O hospital fez 129.631 atendimentos em 2015, segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística. A diretora do HE, Rosália Freitas, informou que apenas 38.843 registros foram computados como casos de urgência e emergência. Os outros 90.788 atendimentos poderiam ter sido resolvidos no serviço básico de saúde da capital.
Entre os procedimentos não emergenciais estão pacientes com dor (46.481 atendimentos), medição de pressão arterial (14.601), febre (12.343), vômitos (4.791), diarreia (2.336), entre outras situações. “Casos que poderiam ser atendidos na rede básica, que serve de retaguarda”, analisa deputado Jaci.
Os deputados também foram informados do ofício encaminhado ao Ministério Público Estadual propondo que os Termos de Ajuste de Conduta (TAC), celebrados entre o MP e empresas privadas sejam convertidos em investimentos de mobiliário e equipamentos hospitalares para o HE.
O deputado Pedro Da Lua (PMB), parabenizou a ideia do presidente da comissão de Saúde, deputado Jaci Amanajás, por ter lançado a ação batizada de “90 dias pelo HE”, quando parlamentares se revezarão no diagnóstico, discussão e execução de medidas para otimizar o atendimento da unidade. “Um empresário fez a doação de 16 poltronas para o HE e logo estará chegando as centrais de ar e os demais equipamentos para desafogar os corredores”, comentou o deputado, lamentando que o tema não foi divulgado na mídia local.
A deputada Cristina Almeida (PSB), parabenizou a atuação dos membros da comissão de saúde e, citou que vem cobrando do Executivo Estadual resposta da demanda apresentada pela comissão. “Mas não tem obtido resposta do Governo no sentido de garantir com que as propostas do Legislativo, contemplem o esforço coletivo dos poderes para melhor atender a população”, questiona a parlamentar.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação Social - DECOM
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz
YouTube: TV Assembleia Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário