Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2016

Autismo é amplamente debatido em sessão na Assembleia Legislativa


Representantes da Associação Amapá Azul (AMAZUL) usaram o Grande Expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 30, em busca de diálogo com o Parlamento para estabelecer políticas para o atendimento à pessoa com transtorno espectro autista, no Amapá. Os representantes da entidade foram recepcionados pela deputada Luciana Gurgel (PMB), que se mostrou sensível a causa.
Durante a participação, a presidente da Amazul, Cristina Dias, informou a atual situação em que vivem os autistas por falta de tratamento específico e de iniciativas dos órgãos públicos. Dentre as reivindicações apresentadas, a implantação do diagnóstico precoce; atendimento especializado à pessoa com autismo; entre outras – os direitos previstos na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituída pela Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
Gurgel explicou que as reivindicações serão analisadas pelo Legislativo, incluindo a criação de uma política pública estadual de atenção às pessoas autistas, que levará em conta a construção de instrumentos necessários de atendimento, como o Centro de Referência ou outros espaços adequados. "Estamos em busca das políticas públicas em defesa das pessoas com deficiência e o parlamento não pode se omitir. O autismo não pode ser mais tratado como algo desconhecido”, destacou.
Em visita à Associação Amapá Azul (Amazul), na quarta-feira (23), a deputada tratou com a diretoria da entidade, políticas para o atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, e anunciou que irá conceder o Título de Utilidade Pública à Amazul, para que fosse garantido a doação e destinação de emendas com maior rapidez.
Durante a sessão, a deputada propôs a criação um grupo de trabalho, com a participação das associações e empresários interessados, que possa analisar, enfrentar e buscar soluções para a questão do autismo no Estado. Na oportunidade anunciou a ação social no dia 2 de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, onde 80 crianças autistas acompanhadas de seus pais participarão pela primeira vez de uma sessão exclusiva de cinema. Para atender às necessidades dos pequenos, o filme infantil “Kung Fu Panda 3'' vai ser exibido em ambiente com som reduzido, luz fraca e sem trailers.
A presidente da Amazul, Cristina Dias avaliou positivamente o encontro. “Estamos dispostos a lutar pelos direitos das nossas crianças e a contribuir para que esse trabalho conjunto dê bons resultados”, disse.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Fonte: Ascom/dep. Luciana Gurgel - PMB
Fotos: Kelwy Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...