Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mulheres poderão fazer exame genético gratuito para detectar câncer de mama e ovário


Exame para detectar o risco de câncer de mama e de ovário poderá ser oferecido, gratuitamente, a todas as mulheres com chances de desenvolver tumores. A medida faz parte de projeto de lei do deputado Pr. Oliveira (PRB), aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá, e espera sanção do Governo do Estado do Amapá.
O projeto propõe que o Estado do Amapá ofereça para as mulheres exame genético capaz de detectar a probabilidade delas desenvolverem câncer de mama ou de ovários, foi bastante discutido durante a votação e recebeu o apoio de vários parlamentares.
De acordo com o texto, o projeto tem por objetivo proteger a saúde das mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama e de ovários, sendo causado, em certos casos, pela ausência de prevenção específica, por parte do nosso sistema público de saúde.
Segundo o deputado Pr. Oliveira, "partindo do princípio que a prevenção é muito mais econômica que o tratamento, é preciso que o Estado utilize técnicas diagnosticais de ponta, que evitem a instalação de doenças que demandem a aplicação de altos valores em seu tratamento. Prevenir é melhor que remediar", disse o parlamentar, justificando que, o projeto de lei não invade a competência constitucional de outros antes da federação, vez que a Carta Magna estabelece a obrigação do Estado de cuidar e preservar a saúde da população, em seu artigo 24, inciso XII – Compete a União, aos estados, e ao Distrito Federal legislar corretamente sobre: proteção e defesa da saúde.
Estima-se que entre 5% e 10% dos tumores malignos sejam de origem hereditária, número que representa um em cada dez dos 576 mil novos casos de tumor previstos para este ano no Brasil. Hoje já é possível prever se uma pessoa desenvolverá um tumor maligno e agir antes que ele se manifeste. O desafio agora é fazer com que os testes genéticos alcancem, em qualquer canto, as pessoas que podem se beneficiar dessa tecnologia. O exame, que pode ser feito com saliva ou sangue, é importante para descobrir as alterações nos genes relacionadas a tumores raros e ao desenvolvimento de câncer em função da grande incidência da doença na família.

Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Gerson Barbosa
Yutube: TV Assembleia Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...