Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Kaká Barbosa propõe comenda a ministro que destravou regulamentação da ZFV

Assembleia aprova projeto que concede título de cidadão amapaense ao ministro Armando de Queiroz, da Indústria e Comércio Exterior

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá aprovou na sessão desta quinta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do presidente em exercício deputado Kaká Barbosa (PTdoB), que concede título de cidadão amapaense ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando de Queiroz Monteiro Neto.
Ao justificar a proposição o parlamentar afirmou que a arrecadação da União vem caindo e reflete no crescimento econômico do Estado do Amapá. Dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), apontaram o fechamento de 286 empreendimentos nos dois últimos anos. “Isso reflete a dificuldade financeira que ora vive o Brasil”, acentuou Kaká Barbosa, assegurando que o ministro teve participação direta na construção do decreto de regulamentação da Zona Franca Verde de Macapá e Santana, que passou quase sete anos engavetada. “Com essa regulamentação novas indústrias serão criadas no Estado do Amapá. Portanto acho justo agracia-lo com Título de Cidadão Amapaense. Uma pessoa, mesmo não tendo nascido no Estado, mas, com visão de desenvolver o Amapá com a geração de empregos, rendas e divisas, merece tamanha distinção”, justifica o presidente. 
Ele disse ser importante destacar que, diferente da atual Área de Livre Comércio, na qual os incentivos fiscais limitam-se à compra e venda de produtos para circulação local, a Zona Franca concederá benefícios para indústrias de transformação e sua produção poderá ser comercializada em todo o território nacional – ou exportada. “A peculiaridade da nossa Zona Franca é que o processo produtivo terá que usar predominantemente matérias-primas regionais”, acrescentou o atual dirigente da ALAP.
A deputada Cristina Almeida (PSB), elogiou a iniciativa do presidente, reconhecendo a importância do ministro em inserir o Amapá nesse processo. “Ele merece essa homenagem em respeito a sua atitude como ministro em lutar pela inclusão do Amapá no processo da Zona Franca Verde”, defende.
Para a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado, deputada Luciana Gurgel (PMB), é justa a homenagem ao ministro Armando de Queiroz Monteiro Neto. “A assinatura do decreto de regulamentação da Zona Franca Verde de Macapá e Santana, é uma das mais importantes notícias econômicas dos últimos tempos para o Estado”, finalizou a deputada.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando de Queiroz Monteiro Neto, foi eleito senador pelo PTB de Pernambuco. Na pasta ministerial desde janeiro de 2015, ele assumiu o lugar ocupado por Mauro Borges. Nasceu, em 1952, em Recife e é de uma tradicional família de políticos pernambucanos. Seu pai, Armando Monteiro Filho, foi ministro da Agricultura de João Goulart. O avô, Agamenon Magalhães, foi governador de Pernambuco. Antes de entrar na política, exerceu atividades como administrador de empresas, industrial e advogado.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
YouTube: TV Assembleia Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...