Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GERA debate política de desenvolvimento rural


Integrantes do Grupo Estadual de Execução de Políticas Agrícolas para Reforma Agrária- GERA, reuniram-se no dia 19/02, na Assembleia Legislativa do Amapá, com o objetivo de debater as requisições do Grupo, dentre elas, o calendário agrícola, demandas dos assentamentos e investimentos no setor agrícola.
A Comissão de Agricultura e Abastecimento da Alap - CAB como parte integrante, destacou a importância do engajamento de todos os órgãos neste processo de avaliação quanto ao baixo acesso pelos produtores rurais aos créditos disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, bem como a ausência de investimento no setor agrícola pelo governo do estado do Amapá, ressaltou a presidente da CAB, deputada Cristina Almeida.
Esta é a segunda reunião do GERA, a primeira ocorreu no mês de janeiro. O titular da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Amapá – MDA, Rony Mayer Lomba, explicou que os primeiros passos das discussões entre os participantes são as deliberações técnicas e posteriormente buscar meios de aquecer a agricultura familiar 
Para o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá - Diagro, Otacílio Barbosa, é preciso mudar a mentalidade, se organizar. O Governo Federal é o facilitador do processo e se faz necessário trazer também para o debate outros órgãos do governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada, considerou.  “Precisamos de dados reais, senão vão passar 50 anos e não vamos conseguir uma política de Estado séria”, salientou Ely Silva – Coordenador Técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá – Rurap.
O Amapá possui mais de 50 assentamentos, onde 60% deles são titulados, dado considerado positivo para a deputada Cristina Almeida. “Esse levantamento é otimista comparado a outros estados, porém os nossos agricultores e produtores não conseguem ser protagonistas de seu trabalho e potencializar a economia familiar. Vamos acompanhar as reuniões do GERA e chamar nossos pares da Casa e outros Poderes para buscar soluções consistentes para que juntos possamos conseguir resultados eficazes nesse processo de desenvolvimento”, salientou a parlamentar.
Estavam também presentes representantes do OCB –AP, CEDRS, INCRA, EMBRAPA, BASA e BANCO DO BRASIL. O próximo encontro será realizado dia 11 de março, na Alap.

Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...