Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Deputada Luciana Gurgel anuncia retorno à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira


A deputada estadual Luciana Gurgel (PMB) anunciou nesta sexta-feira, 12, que reassume o mandato na Assembleia Legislativa a partir de terça-feira, 16. O pedido formal já foi aceito pela Mesa Diretora da Alap na sessão de quinta-feira, 11, ocasião em que o deputado Márcio Serrão, suplente da parlamentar, renunciou ao cargo. 
Luciana Gurgel pediu licença-médica desde o início de novembro de 2015 para acompanhamento especializado por conta da gravidez de risco. Em razão disso, suas atividades legislativas foram interrompidas, conforme recomendações médicas. 
Durante o anuncio do seu retorno, a deputada contestou as informações divulgadas nas redes sociais de que somente retornaria ao mandato na segunda quinzena de abril, por estar de licença maternidade desde 22 de dezembro, quando deu à luz ao terceiro filho (Maria Vitória). Ela explicou que como houve a renúncia do suplente Márcio Serrão (PRB), na quinta-feira, seu retorno ocorrerá na próxima sessão ordinária, marcada para terça-feira. “O deputado Márcio, que realizou um excelente mandato, compreendeu que eu já me encontrava em condições de saúde para reassumir o cargo, e propôs a renúncia, para meu retorno ao parlamento”, explica. 
Mesmo grávida, e cumprindo licença, a deputada realizou uma maratona de visitas e cumpriu uma agenda intensa nos campos social, econômico e institucional do estado. Destaque para a realização da audiência pública, na defesa da retomada das obras do ‘Shopping Popular’, paralisada há mais de 10 anos. 
Teve destaque sua atuação como presidente da Comissão de Relações Exteriores, acompanhando os investimentos brasileiros na fronteira com a Guiana Francesa e da situação de brasileiros que vivem clandestinamente em países do Platô das Guianas. No ramo do empreendedorismo, a parlamentar reforçou apoio ao projeto ‘Jovens Empreendedores’ do SEBRAE, através do projeto de lei de incentivo ao primeiro emprego no Estado e o Programa 'Aluno Agricultor '. 
Para a segurança pública, a deputada realizou visitas ao comando da Policia Militar e do BOPE para tratar de recursos para o reaparelhamento da tropa. No encontro foi anunciada a primeira etapa da emenda de iniciativa do deputado Vinicius federal Gurgel (PR/AP) para a aquisição de uma Hilux blindada e a destinação das emendas para aquisição de novas viaturas e equipamentos de proteção individual das tropas, além da transferência do prédio onde funcionava a Polícia Federal para a implantação de um novo quartel da Polícia Militar. 
Em junho de 2015, a deputada visitou o Comando do Corpo de Bombeiro (CB) e anunciou juntamente com deputado Vinícius Gurgel, o projeto para a construção de um novo quartel para atender a zona sul de Macapá, e de uma unidade para Vitória do Jari – e a primeira etapa de emendas destinadas para a construção de uma piscina semiolímpica do CB e novos recursos para a corporação. A piscina já está pronta e será inaugurada dia 19 de fevereiro com a presença dos deputados Luciana e Vinicius Gurgel. Com o espaço pronto, ela sugeriu ao comandante da corporação a criação de um projeto social nos moldes do “Peixinhos Voadores”, da Polícia Militar. 
Para 2016, a deputada garantiu o empenho de mais uma emenda em parceria com o deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP), no valor de R$ 1 milhão, para obras de reforma e construção da Praça do Barão, no Centro de Macapá. Com o investimento, importantes inovações serão realizadas no local, que é um dos principais espaços de convivência comunitária da cidade. Entre as mudanças previstas no novo projeto arquitetônico, está a transformação do campo de areia do local por outro de grama sintética. O outro campo será mantido, garantindo dois espaços para a prática do esporte na mesma praça. 
Para o retorno à Assembleia Legislativa, a deputada anunciou o lançamento da campanha contra o mosquito aedes aegypti, responsável pela propagação da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A campanha propôs engajamento dos três poderes e da sociedade para combater a proliferação do mosquito, que pode ser feito por cada cidadão dentro de sua residência. 
A parlamentar acredita que a principal estratégia é conscientizar a população, e que se as pessoas não colaborarem, o trabalho do governo vai ficar ainda mais difícil. “Vamos iniciar uma campanha para debater o assunto dentro do Poder Legislativo para discutir o assunto de forma esmiuçada e ao mesmo tempo potencializar nossos canais de comunicação com a sociedade para alertar sobre as doenças e as complicações, como a microcefalia”, anunciou Gurgel. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP 
Gabinete da Deputada Luciana Gurgel 
Texto – Ediana Franklin (Assessora de Comunicação) 
Foto – Acervo/ Secom/Alap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...