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quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

“Força Tarefa” busca alternativas para sanear dívidas da AL com fornecedores e servidores


Uma informação que serviu como um alento diz respeito aos servidores e fornecedores da Assembleia Legislativa. Trata-se de uma mobilização da nova gestão da Assembleia Legislativa junto ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e o próprio Executivo, no que diz respeito a buscar alternativas para o custeio, a manutenção e encargos atrasados desde o mês de outubro. Os deputados estão chamando de “Força Tarefa” esse esforço conjunto, que visa racionalizar os recursos para quitar essas despesas antes do fim do ano.
Para a vice-presidente da ALAP, deputada Roseli Matos, esse diálogo com os demais Poderes Constituídos é calcado na transparência, primeiro por reconhecer os problemas de gestão e que é necessária a ajuda externa. “Nós não tínhamos acesso a informações relacionadas à administração da Casa”, reclama a parlamentar, que complementa dizendo que à medida que avançam no levantamento da contabilidade, ficam ainda mais estarrecidos com os números descobertos, especialmente o inchaço na folha de pagamento de pessoal, que será objeto de detida e criteriosa auditoria.
Questionado pelos jornalistas durante a coletiva sobre o porquê desse grupo de deputados só agora questionar os que chamam de desmandos da direção da Casa, o deputado Pedro Da Lua disse que havia uma relação de confiança com o presidente Moisés Souza, que chegou inclusive a antecipar a reeleição para um futuro mandato à frente da Mesa Diretora. “Foi a partir dos atrasos dos salários dos nossos servidores e dos próprios deputados, como também de terceirizados e encargos previdenciários, consignados, enfim, que a gente percebeu que algo estava errado. Os pedidos e até requerimentos para ter acesso a informações não eram atendidos. Mas a gota d’água foi constatar que houve movimentação financeira em outubro que a presidência omitiu”, declarou.
O novo procurador-geral da ALAP, Eugênio Santos, classificou como “especulações” o que vem sendo propalado na mídia, principalmente em redes sociais, a respeito das medidas saneadoras que a nova administração da Assembleia Legislativa está adotando. Para ele, que é servidor de carreira do Legislativo, será uma oportunidade para se passar a limpo todas as questões, dúvidas e denúncias levantadas em inúmeras ações do Ministério Público, que foi comunicado e passa a acompanhar os ajustes e providências que a nova gestão estará adotando.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Textos – Renivaldo Costa e Cleber Barbosa
Fotos – Jaciguara Cruz

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