Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Marilia Góes é eleita vice-presidente da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescentes


A líder do PDT na Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Marilia Góes, é a vice-presidente da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (FENACRA). Esta é a primeira vez que uma parlamentar amapaense integra a diretoria executiva da Frente, criada em 2011.
Atualmente, 17 estados integram a FENACRIA que conta com 9 cargos na diretoria executiva. A eleição aconteceu no último fim de semana, em Curitiba. Os integrantes se pronunciaram por voto aberto. A deputada amapaense foi conduzida ao cargo de vice-presidente por unanimidade, e vai ficar na função por dois anos e pode ser reconduzida para mais dois anos.
A FENACRIA é um agrupamento de comissões permanentes e frentes parlamentares estaduais, com competência na matéria de criança e do adolescente instaladas nos Poderes Legislativos do país. Terá caráter permanente e a recomposição será renovada a cada legislatura por parte dos Legislativos estaduais, e mais o Distrito Federal.
A Frente, que é de caráter suprapartidário, deve promover a discussão e o aprimoramento de medidas que fortaleçam os interesses das crianças e dos adolescentes. Para isso, um conjunto de metas foi desenvolvido, entre os quais figuram o fortalecimento das ações e projetos dos parlamentares, por meio de divulgação.
Os deputados irão acompanhar as matérias em tramitação, no âmbito do Congresso Nacional relacionadas à sua temática; fortalecer as campanhas permanentes ligadas às crianças e adolescentes; melhorar e fortalecer as parcerias com os gestores federais para o atendimento das necessidades peculiares de cada região do país, principalmente, na saúde, educação, nutrição, combate à mortalidade infantil, à exploração e abuso sexual e quaisquer outras violações de direitos de crianças e adolescentes.
A Frente deverá, ainda, junto com as respectivas bancadas, buscar articulações para a apresentação, ao Congresso Nacional, de propostas de emenda à Constituição na temática da criança e do adolescente pelas Assembleias Legislativas.
No encontro realizado no último fim de semana, em Curitiba, os integrantes da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente debateram sobre a agenda de atividades para o biênio 2015/2016. Os deputados, também, participaram de palestras com temas discutidos pela sociedade civil organizada em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Carreira - Antes de entrar para a política, Marilia Góes foi a titular da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS). Trabalhou no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a população de baixa renda.
Delegada de profissão, a deputada sempre atuou em defesa dos diretos das crianças e dos adolescentes. No primeiro mandato como parlamentar, ficou responsável pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes e pela condução da Comissão Permanente dos Direitos Humanos, por quatro anos. Atuou fortemente na campanha de combate ao bullyng, principalmente, nas escolas da rede pública de todo o Estado, entre outras ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No segundo mandato, a deputada pedetista voltou a ser eleita para presidir a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes na Assembleia Legislativa; foi ainda conduzida pelos companheiros de parlamento para coordenar a Frente Parlamentar do Cooperativismo, também no Poder Legislativo, e agora chega ao cargo de vice-presidente da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes (PDT-AP)
Texto – Emerson Renon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...