Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Fabricio Furlan requer providencias quanto ao funcionamento do mamógrafo do Hospital Alberto Lima


O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para este ano, a estimativa é de mais de 57 mil novos casos. Embora tenha uma alta incidência, a chance de cura do câncer de mama pode chegar a até 95%, se a doença for diagnosticada precocemente.
Durante a campanha Outubro Rosa, os diversos segmentos da sociedade que militam no combate ao câncer de mama ficaram frustrados ao tomarem conhecimento de que o único mamógrafo do Estado não está funcionando há vários meses.
O deputado estadual Fabricio Furlan (PSOL) encaminhou o Requerimento 2498/15 à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) cobrando análise técnica detalhada da atual situação do mamógrafo para que tome providências acerca da reativação do serviço prestado no Hospital das Clinicas Alberto Lima (HCAL).
Em relatos de pacientes que procuraram o gabinete do deputado para pedir providencias as usuárias informaram que é dado um prazo mínimo de quinze dias para que elas possam fazer os exames na rede privada, mas que na maioria das vezes este prazo é bem mais extenso.
“Mesmo não sendo médico, entendo a importância do rápido diagnóstico para o tratamento de doenças, com o câncer não é diferente, já que é uma luta contra o relógio para buscar o tratamento mais rapidamente possível. Por isso, já requisitei informações acerca da situação do mamógrafo do Hospital Alberto Lima para que o atendimento seja regularizado o mais breve possível”, informou o deputado Fabricio Furlan.
No Brasil segundo o IBGE, 40% das mulheres, entre 50 e 69 anos de idade não realizaram mamografia nos dois últimos anos. Por conta disso, infelizmente, no Brasil, a maioria dos diagnósticos é realizada em fases avançadas da doença. O diagnóstico precoce pode reduzir drasticamente esses números alarmantes de câncer de mama.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Fabrício Furlan (PSOL)
Texto – Charles Borges (Assessor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...