Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Deputado Fabrício Furlan requer atendimento psiquiátrico no Hospital de Laranjal do Jari


Muitas vezes por preconceito ou desconhecimento o cidadão que necessita de atendimento psiquiátrico deixa de reivindicar seu direito, por achar que esta especialidade médica só se aplica a pessoas portadoras de graves distúrbios mentais.
Uma das principais diretrizes da Política de Saúde Mental, delineada pelo Ministério da Saúde a partir da reforma psiquiátrica, foi de reduzir número de leitos oferecidos em hospitais para tratamento psiquiátrico e transferir a responsabilidade pela assistência a esses pacientes para a rede de atenção extra-hospitalar, da qual fazem parte os Caps, as equipes de Saúde da Família e os consultórios de rua.
No entanto, a maioria dos municípios brasileiros não dispõe desse tipo de profissional no seu quadro hospitalar. Dentre eles está o município de Laranjal do Jari, distante 180 km da Capital Macapá.
Vendo a importância do atendimento e tratamento psiquiátrico, ausente no Hospital Geral de Laranjal do Jari, o deputado Fabrício Furlan apresentou o Requerimento 1946/15 junto a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para que a secretária Renilda Costa providencie a contratação de um médico especialista em psiquiatria para proporcionar mesmo que quinzenalmente o atendimento dos pacientes naquele município. “Esta não é apenas uma prioridade de Laranjal do Jarí, mas como sendo o terceiro mais populoso município do estado, já há a necessidade de que várias especialidades, dentre elas a psiquiatria seja disponibilizada no atendimento à saúde pública, por isso nosso requerimento junto a SESA”, declarou o deputado Fabricio Furlan.
A resposta do Estado não deve tardar para atendimento aos dependentes químicos, os que sofrem de depressão, dependentes de drogas e álcool e os que apresentam problemas de natureza psiquiátrica grave e não possuem nenhum tipo de acompanhamento clínico profissional.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Fabrício Furlan
Texto – Charles Borges (Assessor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...