Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Deputado Charles Marques pede reativação do convenio do GEA e Casa da Hospitalidade


Através de requerimento aprovado na sessão desta segunda-feira (28), o deputado Charles Marques (PSDC), requer ao governo do Estado, Antônio Waldez Góes, que seja realizada a renovação junto a Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) do convênio com a Casa da Hospitalidade, localizada no município de Santana. “A presente propositura tem como base relatório elaborado de acordo coma visita técnica de assessores in loco, e conforme informações da referida instituição, que reclama do fim do convênio com o Executivo Estadual”, justifica Charles Marques.
A Casa da Hospitalidade foi criada á mais de 30 anos e têm atualmente mais de 130 abrigados de um até 66 anos de idade, que chegam encaminhados pela Vara da Infância e Conselhos Tutelares, vítimas de maus tratos, abandono e negligência. “A maioria apresenta deficiência física ou são portadores de necessidades especiais”, frisou Lene Pacheco, coordenadora da Casa. 
A Casa da Hospitalidade oferece serviços de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e atendimento médico e social. Lene Pacheco conta que as crianças que podem, são matriculadas na rede pública de ensino e a Casa oferece o reforço escolar. “A casa é a única no Estado com atendimento de alta e média complexidade e que dá assistência 24 horas. No entanto, há cerca de sete meses que o convenio com o Estado não foi renovado, e atualmente a casa se mantém de forma precária com doações de pessoas físicas e empresas. Portanto, requisito que seja solucionado com extrema urgência esse problema”, defende o deputado Charles Marques.
A instituição conta com o serviço voluntário nas áreas de educação física, neurologia, pediatria e odontologia. Os psicólogos são cedidos pelo Governo do Estado e um fisioterapeuta é cedido pela prefeitura de Santana. Além disso, a Casa possui funcionários contratados, como fonoaudiólogo, cozinheiros, motorista, monitores e cuidadores.
Atualmente, a maior necessidade da instituição está na estrutura física. "Ela está bem decadente e precisa de reforma", afirma a administradora do local. Em relação à alimentação, a situação está razoável. "Estamos conseguindo nos manter por conta das doações das pessoas, que ajuda a manter os funcionários", declara Gisele Cristina, presidente da Casa da Hospitalidade.

Departamento de Comunicação – DECOM/ALAP 
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...