Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cônsul do Japão faz visita à Assembleia Legislativa e fala de investimentos no Amapá


O diplomata japonês Masahiko Kobayashi, que é cônsul do Japão em Belém (PA) esteve visitando a Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (25). Ele veio divulgar a Semana do Japão no Brasil, uma oportunidade de intercâmbio cultural entre os dois países que está completando este 120 anos de edições. Mas ele também falou sobre oportunidades de trocas comerciais que envolvam o Amapá, onde existe uma empresa japonesa em atividade, a Amcel (Amapá Florestal e Celulose). O comércio de grãos,
O cônsul foi recebido por uma comissão de deputados, liderados pelo presidente Moisés Souza (PSC), além do vice-presidente Kaká Barbosa (PTB) e das presidentes das Comissões de Relações Exteriores, Luciana Gurgel (PHS) e de Turismo, Edna Auzier (PROS). A comitiva estrangeira contava ainda com as presenças do vice-cônsul Tsuneharu Tarui, além de dirigentes da Amcel, como o próprio presidente da empresa, Masayuki Akiyama, o diretor executivo Yoshikazu Kume, o diretor de relações públicas, o brasileiro Carlos Penha, além de uma intérprete.
Durante o encontro o diplomata japonês destacou a tradição das relações entre Brasil e França no campo das relações internacionais e disse, em tom descontraído, que os japoneses estão apreendendo muito com os brasileiros, especialmente a serem mais espontâneos e alegres. “O Japão é um país muito frio, com as pessoas muito tímidas, mas essa boa convivência com os brasileiros está nos fazendo muito bem”, disse Kobayashi.



O presidente da ALAP destacou que historicamente os japoneses deram ao mundo uma grande contribuição sobre como superar dificuldades, referindo-se ao cenário pós-guerra que deixou aquele país oriental quase que completamente destruído. “E é nas adversidades que os grandes líderes se revelam, portanto consideramos que agora em que a crise está no mundo e especialmente no Brasil, é uma oportunidade para que grandes empresas japonesas possam investir aqui, com vantagens comparativas muito grandes e a baixo custo”, disse Souza.
O dirigente do Parlamento Estadual também falou dessas vantagens comparativas, como a localização geográfica do Amapá, com seu porto mais próximo de mercados como os Estados Unidos e a Europa, além do fato de ser uma Área de Livre Comércio e que está implantando uma Zona Franca Verde, pera beneficial matéria-prima local. O cônsul japonês concordou e disse que hoje as empresas japonesas utilizam portos brasileiros que estão congestionados, como o de Santos e o de Paranaguá. Ele inclusive confirmou que fará uma visita ao porto de Santana nesta quarta-feira.
Por fim, Moisés Souza falou que o Japão é um país de uma cultura fascinante e de um povo encantador, que detém tecnologia e que goza de grande prestígio no mundo, então sugeriu o desenvolvimento de um projeto de saneamento básico no Amapá feito pelo governo japonês. “Isso teria uma repercussão internacional, pois estariam ajudando o estado brasileiro mais preservado e ajudando a preservar a maior floresta do planeta, onde vivem 27 milhões de brasileiros, quase a população de toda a França”, completou Souza.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Fotos – Jaciguara Cruz/Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...