O deputado estadual Jory Oeiras (PRB/AP) participou, em Manaus-AM, da primeira Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico. Ele é um dos secretários do grupo, presidido pelo deputado Sinésio Campos (PT/AM) e formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.
A atual diretoria foi eleita em 11 de junho durante o 19º Congresso da União Nacional de Legisladores e Casas Legislativas (Unale), tendo como finalidade a deliberação de questões importantes da região amazônica, como meio ambiente, sustentabilidade, conservação, educação ambiental e práticas do uso racional dos recursos ambientais.
Na quinta-feira, 02, no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Parlamento definiu o calendário de reuniões dos parlamentares amazônicos até abril de 2016 e os temas que serão discutidos nos próximos encontros dos deputados que fazem parte da Unale, como demarcação em terras indígenas e desburocratização das licenças ambientais.
Neste primeiro encontro oficial da nova composição do Parlamento Amazônico, biênio 2015-2016, ficou definido que as próximas reuniões do Parlamento Amazônico para o segundo semestre de 2015 serão realizadas em Macapá (AP), no dia 24 de setembro; em São Luís (MA), em 22 de outubro; em Rio Branco (AC), 26 de novembro e, em Belém (PA), no dia 10 de dezembro.
Por conta do recesso parlamentar de fim de ano, as reuniões do Parlamento Amazônico retornam em fevereiro de 2016, em Palmas (TO), no dia 25; em Rondônia (RO), ocorrerá no dia 24 de março e em Cuiabá (MT) no dia 28 de abril.
O deputado Jory Oeiras disse ontem, 03, que, além das questões ambientais e fundiárias da região, o Parlamento deverá discutir problemas comuns a todos os estados como o consumo e tráfico de drogas. “Nós sabemos que a extensa faixa de fronteira que a Amazônia tem com vários países faz com que a região esteja na rota do tráfico internacional e grande parte da droga acaba ficando nos estados da região e esse é um mal que precisamos combater através de uma ação integrada, onde os parlamentares amazônidas têm participação fundamental”, comentou Jory Oeiras.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Jory Oeiras (PRB)
Texto – Jorge Bittencourt (Assessor de Comunicação)
Foto - Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário