Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Denúncias do hospital de Santana serão apresentadas à Comissão de Saúde da ALAP

Atendendo denúncias os deputados Jory Oeiras (PRB) e Max da AABB (PSB), membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL), visitaram na manhã desta sexta-feira (29), o Hospital Estadual e o Pronto Socorro Raimundo Cordeiro da Rocha, no município de Santana, onde ouviram da população reclamações, principalmente em relação ao atraso no atendimento infantil. Em conversa com a enfermeira Lucila Silva, que trabalha na administração da unidade de saúde, os deputados receberam denúncias de superlotação, falta de medicamentos principalmente antibiótico e material para curativo. Para amenizar a deficiência no setor de medicamentos a enfermeira Lucila Silva, adota uma ação paliativa, utiliza o fundo rotativo do hospital. “Não vamos culpar as administrações anteriores, temos que trabalhar para melhorar o sistema de saúde pública”, comentou o deputado Max da AABB.
De acordo com a enfermeira o hospital dispõe de 79 leitos para internados e 24 leitos no setor de pronto socorro. “No pronto socorro não deveria existir leito, porque não é para internar pessoas e sim atender vítimas de traumas”, frisou.
Segundo o setor de estatística, cerca de 500 atendimentos por dia no pronto Socorro, a maioria paciente adulto e, grande parte oriunda da região do ABC, que são os municípios de Afuá, Breves e Chaves no Estado do Pará.  No hospital já foram atendidas mais de quatro mil crianças e cerca de nove mil adultos, nos quatro primeiros meses deste ano.
Outro gargalo na unidade é a falta de ambulâncias, uma encontra-se parada por falta de manutenção. Doada pela Promotoria de Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá (PRODEMAC), a ambulância foi envolvida em um acidente quando transportava paciente para Macapá e encontra-se no pátio do hospital. “A ambulância que atende o pronto socorro e o hospital é alugada pelo Governo do Estado”, informa a enfermeira, citando que existem vários problemas a serem resolvidos na unidade de saúde. Diante das reclamações os deputados Jory Oeiras e Max da AABB, estarão na próxima segunda-feira (1º junho) oferecendo denúncias à Comissão de Saúde.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...