Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Comissão de Transportes e Obras analisa verbas do Plano Básico Ambiental da hidrelétrica de Porto Grande

O vice-presidente da Comissão de Transportes e Obras Públicas da Assembleia Legislativa do Amapá (CTO), deputado Fabrício Furlan (PSOL) esteve no município de Porto Grande na quarta-feira (25) para tratar de assuntos relacionados a verbas estabelecidas pelo Plano Básico Ambiental (PBA) da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.
Uma auditoria realizada por membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coma) concluiu que estão sendo cumpridas todas as contrapartidas estabelecidas pelo PBA da Hidrelétrica Cachoeira do Caldeirão, em Porto Grande. O plano detalha programas ambientais previstos na região do rio Araguari, onde a obra estava sendo contestado pela população do entorno que cobrou o cumprimento de itens estabelecidos no PBA.
O parlamentar participou da reunião que define o destino para a verba no valor de 2 milhões para investir no município. O plano é obrigatório e contempla o planejamento para investimentos em obras de saúde e abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais.
A discussão gira em torno de dois projetos importantes para o desenvolvimento da saúde em Porto Grande. Ou se constrói um novo hospital ou se aplica a verba na reforma e ampliação do único hospital existente na região. Para a comissão que analisa o processo, o último projeto deve vigorar.
A nova hidrelétrica está sendo construída entre os municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, com capacidade de geração de 219 megawatts. O investimento está estimado em 1,1 bilhão de reais. A entrada em operação, com ligação à Rede Nacional de Energia Elétrica, está prevista para janeiro de 2017 e o contrato de concessão é por 30 anos.
A concessão foi arrematada pela EDP, grupo português, também presente no mercado brasileiro de energia. Além desta hidrelétrica, a EDP no Brasil tem em fase adiantada de construção a hidrelétrica de Santo António do Jari, com capacidade de 373 megawatts, e que deverá começar a gerar energia em 2015.



Gabinete do Deputado Estadual Fabrício Furlan 
Fonte: Ascom/Dep. Fabrício Furlan - PSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...