Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Marília Góes encabeça adesão da AL à campanha de conscientização do autismo.

Deputada Marília Góes (PDT)
A adesão à campanha mundial de conscientização do autismo foi proposta pelo Projeto de Resolução 002/15 de autoria da Deputada Marília Góes (PDT), e acontece durante o mês de abril, período oficial instituído pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 2007. O projeto Mundo Azul realizará ações simbólicas e informativas para sensibilizar a sociedade sobre o tema.
O autismo tipicamente aparece durante os dois primeiros anos de vida da criança e é o resultado de uma desordem neurológica que afeta o desenvolvimento nas áreas de interação social e habilidades de comunicação. Ambas as crianças e adultos no espectro do autismo geralmente apresentam dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação social e lazer.
Não existem exames médicos para diagnosticar o autismo. Um diagnóstico preciso deve ser baseado na observação de comunicação do indivíduo, do comportamento e níveis de desenvolvimento. Por essa razão, a abordagem esclarecedora do tema se faz necessária e será motivada pela Assembleia Legislativa do Amapá todos os anos a partir da aprovação do Projeto de Resolução que institui a campanha.


Ações


Em parceria com associações que representam os familiares de autistas do Amapá, foi desenvolvido um calendário de ações de conscientização que tem seu ponto alto no dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Além da iluminação azul do prédio, cor representativa da causa, a ALAP receberá autistas, familiares, especialistas na área de saúde e gestores do Governo do Estado que trabalham com a inclusão no âmbito escolar, para debater o tema nos meios de comunicação oficiais e nos espaços garantidos pelo regimento interno durante as sessões no plenário. Outros recursos simbólicos como a distribuição de laços de tonalidade azul, banners e outdoors também serão utilizados na campanha.
“ Sensibilizar e conscientizar a sociedade é uma forma de fortalecer as famílias dos autistas e fomentar políticas públicas voltadas para este tema. É preciso ultrapassar a barreira da ignorância e garantir a inclusão destas pessoas”, explicou a Deputada Marília Góes.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes (PDT)
Texto - Marcelle Nunes (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...