Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Deputados aprovam compra de um mamógrafo para o Hospital de Santana

O parlamento estadual aprovou na manhã desta quarta-feira (25), em caráter de urgência, o requerimento que autoriza o Estado a adquirir um aparelho de mamografia para instalar no Hospital de Santana, a pouco mais de 25 quilômetros de Macapá. Conforme o texto da matéria, de autoria da deputada Mira Rocha (PTB), o município necessita do equipamento para suprir a grande procura pelo exame que ajuda a detectar, de forma precoce, o câncer de mama, que é realizado apenas na capital macapaense.
Santana é a segunda cidade mais populosa do Amapá com mais de 100 mil habitantes, conforme os dados do último censo divulgado pelo IBGE, e é considerada a porta de entrada do Estado. “O equipamento não atenderia apenas os moradores de Santana, mas, também, as pessoas que residem nas regiões ribeirinhas do Estado do Pará, que procuram o hospital do município para fazer o exame”, esclarece a parlamentar.
O companheiro de bancada da parlamentar, deputado Antônio Furlan (PTB), o Ministério da Saúde preconiza um mamógrafo para cada grupo de 240 mil habitantes e afirma que apenas por meio do aparelho é possível detectar o nódulo em formação com menos de um centímetro.
“O Estado poderia ter três ou mais aparelhos e nada impede o município de Santana receber um mamógrafo, o câncer de mama está entre as doenças que mais matam no país e precisamos tomar medidas emergenciais para diagnosticar a doença de maneira precoce”, alerta.
A deputada Maria Góes (PDT) destacou com base nos dados do Ministério da Saúde que a partir dos 40 anos, a mulher tem que fazer, pelo menos, uma mamografia por ano. A pedetista não deixou de criticar a falta do equipamento nos hospitais da rede pública do Estado.
“Infelizmente, hoje o Estado conta apenas com um aparelho e deveríamos ter em todos os hospitais da rede pública e acredito que até o município poderia adquirir um mamógrafo”, esbravejou.
Para a deputada Edna Auzier (PROS) as campanhas para combater a doença existem, mas ficam sem força diante da falta do equipamento. “As campanhas existem, mas o que adianta pedir, cobrar para que façam o exame se o Estado não oferece condições?”, indagou a parlamentar.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2009 e 2014 houve um aumento considerável de pessoas com câncer de mama, saltou de 49,4 mil casos para 57,1 mil casos da doença, em todo o país. Ou seja, um crescimento de 13%.
“Só iremos reduzir os índices quando os hospitais estiverem devidamente equipados”, concluiu Auzier.
Médicos – Na mesma sessão ordinária, os deputados aprovaram o requerimento, também de autoria da deputada Mira Rocha, que solicita da Secretaria Estadual de Saúde a disponibilização de médicos obstetra, pediatra, cardiologista, clínico geral, traumatologista e fisioterapeuta para atuarem no Hospital de Santana. Segundo a parlamentar, por falta desses profissionais, os pacientes buscam atendimentos em Macapá.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do DECOM - Cleber Barbosa
Texto - Emerson Renon (Assessor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...