Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Assembleia Legislativa confirma posse de Waldez Góes para 16 horas do dia 1º de janeiro

A Assembleia Legislativa do Amapá deu início aos preparativos para a solenidade de posse do governador eleito Antônio Waldez Góes da Silva (PDT) em substituição a Carlos Camilo Góes Capiberibe (PSB). A Sessão Solene acontece no dia primeiro de janeiro de 2015, às 16 horas, no Plenário Deputado Dalto Martins, Sede do Poder Legislativo do Amapá. O evento não será na noite do dia 31 de dezembro, como há quatro anos, na posse do atual mandatário do Amapá. Esta é a única mudança confirmada pela equipe de transição de Waldez ao Cerimonial da Casa, que esteve reunido nesta terça-feira (23).
Não foi a primeira vez que a posse ocorreu à meia-noite. “Havia essa possibilidade da solenidade de posse acontecer na noite do dia 31 deste mês por conta da cerimônia de posse da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), mas a pedido do próprio governador eleito Waldez Góes o ato passou para a tarde do dia primeiro de janeiro”, confirma Izabel Ramada, chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa.
Desde a instalação dos Poderes no Estado, em 1991, A Assembleia Legislativa deu posse a seis governadores. Esta será a sétima vez que um governante será empossado pela Casa, com fundamento no artigo 117, inciso primeiro da Constituição do Estado, em consonância com o 28 da Constituição da República.
Dos sete governadores empossados pelo Parlamento Estadual, apenas dois conseguiram ser reeleitos, João Alberto Rodrigues Capiberibe (PSB), que governou de 1994 e 2002, e o pedetista Antônio Waldez Góes da Silva, 2002 a 2010, sendo este último o único a ser eleito três vezes para o cargo de Governador do Amapá, com a conquista do pleito realizado este ano.
Os demais foram Annibal Barcellos (PFL), o primeiro governador eleito pelo voto direto no Amapá, em 1990 e empossado no dia primeiro de janeiro do ano seguinte. E Carlos Camilo Góes Capiberibe, eleito em 2010 e empossado na noite do dia 31 de dezembro do mesmo ano, repetindo o feito de Antônio Waldez Góes da Silva, em 2006.
Pelos registros da Casa, Waldez Góes foi o primeiro governador, após ser reeleito em primeiro turno, em 2006, a tomar posse à meia noite. A solenidade aconteceu na noite do dia 31 de dezembro. A antecipação foi por conta da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

A seguir, o histórico de todas as posses ocorridas na Assembleia Legislativa:

Os empossados

1991
Governador
Annibal Barcellos
Vice-Governador
Ronaldo Pinheiro Borges

1995
Governador
João Alberto Rodrigues Capiberibe
Vice-Governador
Antônio Hidelgardo Gomes de Alencar

1999
Governador
João Alberto Rodrigues Capiberibe
Vice-Governadora
Maria Dalva de Souza Figueiredo

2003
Governador
Antônio Waldez Góes da Silva
Vice-Governador
Pedro Paulo Dias de Carvalho

2006
Governador
Antônio Waldez Góes da Silva
Vice-Governador
Pedro Paulo Dias de Carvalho

2010
Governador
Carlos Camilo Góes Capiberibe
Vice-Governadora
Doralice Nascimento de Souza

2015
Governador
Antônio Waldez Góes da Silva
Vice-Governador
João Bosco Papaléo Paes

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Emerson Renon (Assessor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...