Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dr. Furlan está preocupado com o surto da Febre Chikungunya em Oiapoque

O deputado estadual Dr. Furlan (PTB-AP) – que também é médico – esteve no último fim de semana no município de Oiapoque, se deparou com uma verdadeira epidemia da doença no local: 40% dos atendimentos do hospital do município são em pessoas que estão com a Febre Chikungunya. O parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão deliberativa desta quarta-feira (26), quando fez um relato preocupante a respeito do avanço da doença no Amapá, especialmente na região da fronteira com a Guiana Francesa, onde a doença estaria desenfreada.
O deputado quis chamar a atenção das autoridades para o que diz ser uma ameaça de agravamento da situação. “Nós estamos à beira de uma pandemia do Chikungunya no Amapá e o Oiapoque é a porta de entrada dessa febre para o Brasil. Uma das medidas que o município tomou foi decretar estado de emergência. O pior de tudo é que as medidas que já foram tomadas não estão surtindo o efeito desejado”, afirmou o deputado.
Apesar de a Febre Chikungunya não oferecer muito risco de morte aos pacientes atingidos, ela é uma doença incapacitante, onde as pessoas podem ficar sem mexer as articulações, além de sentir os efeitos da doença por meses ou até anos.
A maior preocupação do deputado Dr. Furlan é que esse surto está acontecendo no período seco e que ainda poderá se agravar com o período chuvoso, que inicia no mês de dezembro. “Na época das chuvas, se nada for feito, esse problema vai agravar. Por isso questiono o que está sendo feito para resolver essa situação. Sei que feita uma ação emergencial, mas ela não resolveu”, questionou o deputado.
Uma das proposições do deputado para resolver o problema é realizar uma ação de limpeza e barreira em Oiapoque. “Algo tem que ser feito e imediatamente, porque o Oiapoque está sendo a porta de entrada dessa febre, não só para o estado do Amapá como também para o Brasil”, finalizou. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Texto – Graziela Miranda (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...