Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projetos de leis beneficiam o Instituto do Câncer Joel Magalhães – IJOMA no Amapá

Dois projetos de leis que tramitam na Assembleia Legislativa do Amapá, ambos de autoria do deputado Moisés Souza (PSC) e lidos na sessão ordinária desta segunda-feira (11), deve abrir novos horizontes para o Instituto do Câncer Joel Magalhães – IJOMA, que abriga pacientes oncológicos que partem do interior do Amapá e solicitam ajuda na instituição, oferecendo hospedagem, alimentação, assistência social e demais serviços abaixo relacionados.
O primeiro projeto transformará o instituto em entidade de interesse público no Estado e o segundo em entidade de utilidade publica.
O Ijoma localizado na Avenida Salgado filho, 3586, bairro Alvorada, é uma organização da Sociedade Civil Amapaense sem fins lucrativos, com atuação em todo o Estado do Amapá, fundado em 21 de abril de 2010, com o proposito de incentivar o trabalho voluntario, promovendo ações com a finalidade de prevenção e diagnostico, auxiliando famílias carentes acometidas pela doença. “Hoje o instituto esta em plena atividade, lutando por atenção, respeito e atendimento de qualidade aos pacientes vítimas da doença”, frisou o idealizador do projeto, padre Paulo Roberto Matias, informando que o instituto chama a atenção das autoridades para a criação de politicas publicas que beneficiem o paciente e garanta o acesso aos medicamentos gratuitos e de qualidade.
Os pacientes são atendidos por uma equipe de médicos, odontólogos que realizam durante a semana, avaliações preventivas contra câncer de boca. Além de alguns procedimentos básicos com psicólogos, psiquiatra e o Departamento de Tanatologia, Luto e Cuidados Paliativos. Novidade na instituição, o departamento visa dar apoio psicológico principalmente a pacientes de casos terminais. Será o primeiro departamento no Estado que trabalhará com questões ligadas a morte, processo de morrer e cuidados paliativos. A nova divisão consiste em ações como: Grupo de Apoio às Perdas- GAP, educação para a vida e morte e acolhimento psicológico em processo de morrer/cuidados paliativos. É coordenado pela psicóloga Ana Valeska. Também é disponibilizado atendimento na área de ginecologia e realização de Exames de PCCU, que são coletados toda semana na segunda-feira, terça-feira e quinta-feira nos períodos da manhã e da tarde. O instituto dispõe ainda de atendimento na área jurídica, com apoio da Faculdade CEAP, o IJOMA atende semanalmente às quartas-feiras pacientes que necessitam de orientação com relação ao direito do paciente oncológico.
Completando o quadro de atendimentos o Ijoma disponibiliza a ajuda social, auxílio provido às pessoas atendidas pelo instituto que se encontram em situação de pobreza ou exclusão social e apoio espiritual.

RELEASE 11/08/2014
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...