Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Participação feminina na Assembleia Legislativa cresce ao longo da história

Há pouco mais de meio século, Rosy de Macedo Pinheiro Lima, escritora e doutora em Direito, tomava posse na Assembleia Legislativa do Paraná. Eleita aos 33 anos pela União Democrática Nacional (UDN) foi a primeira mulher a exercer a função de deputada estadual no País, e atuou de 1947 até 1950, durante a Legislatura Constituinte. Durante este período constatamos que o espaço conquistado por elas no cenário político do país obteve um gradual progresso. No Estado do Amapá a primeira mulher a assumir uma cadeira no parlamento estadual, foi Janete Maria Góes Capiberibe, pelo PSB, na segunda Legislatura iniciada em 1995.
Nesses 22 anos de Parlamento 12 mulheres foram eleitas, nesse período as deputadas Raimunda Beirão, Mira Rocha e Janete. Capiberibe, ambas foram eleitas três vezes.  Atualmente, a bancada feminina da Assembleia do Amapá é integrada por oito deputadas, um dos maiores percentuais de mulheres assumindo o mandato, 33%, ou seja, oito mulheres, sendo que apenas sete foram eleitas. A deputada Raimunda Beirão, assumiu em abril de 2011, a vaga deixada pelo deputado Dalto Martins (PMDB), que faleceu em acidente aéreo. Todas as parlamentares estão concorrendo a reeleição.

Terminado no sábado (5) o prazo do registro de candidatos que disputarão as eleições de outubro, foi dado o pontapé para a corrida atrás de voto nas ruas. No domingo teve inicio o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet. Na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), apenas dois dos 24 deputados não estarão disputando uma vaga no legislativo Estadual, Eider Pena, que desistiu do pleito e Bruno Mineiro (PT do B), que concorre ao cargo de Governador do Estado. Os demais, seus nomes aparecem na lista de candidaturas registradas pelos partidos e homologadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), com seus respectivos números.

Rumo à sétima legislatura - A Legislatura corresponde ao período em o deputado exerce o seu mandato, ou seja, quatro anos-, que inicia partir de janeiro de 2015, apenas um dos parlamentares que estão concorrendo à reeleição a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amapá, participou de cinco legislaturas, inclusive sendo deputado Constituinte. O médico cardiologista Manoel Brasil, que hoje levanta a bandeira do Partido Trabalhista Nacional (PTN), ficou fora apenas de uma legislatura 2003/2007. O deputado Edinho Duarte (PP) é o segundo no ranking dos parlamentares com maior número de eleição, quatro mandatos, também confirmou sua candidatura.



RELEASE 07/07/2014

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias| Foto: Jaciguara Cruz
 www.casadeleis.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...