Pesquisar este blog

sábado, 24 de maio de 2014

Estudantes carentes do AP serão beneficiados com projeto de lei

Tramita na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) outro importante projeto de lei que beneficiará a educação no Estado do Amapá, voltado principalmente para estudantes carentes das escolas públicas do estado que estão interessados em ingressar numa faculdade pública e devem se submeter ao cursinho pré-vestibular. O projeto tem a autoria do deputado estadual Jaci Amanajás (PROS), que é médico por formação e tem a frente do seu trabalho parlamentar, projetos que beneficiam os princípios básicos de sobrevivência do ser humano. 

Desta vez, o parlamentar direcionou para estudantes de poder aquisitivo baixo, considerados carentes. O projeto trata-se de um ‘Cursinho pré-vestibular gratuito’ na rede pública de ensino, custeado pelo governo do estado. ”A escola pública não dá base o suficiente para o aluno ser aprovado num vestibular de faculdade pública. O cursinho pré-vestibular será oferecido somente para estudantes que estão matriculados no ensino médio da rede pública”, explicou o autor do projeto.

Para entrar numa universidade pública é um grande desafio para os estudantes, e as vezes não basta apenas se dedicar as aulas do ensino regular, é importante que o vestibulando se submeta a cursos complementares onde possa aperfeiçoar seus conhecimentos. Por isso, a iniciativa do deputado Jaci é implantar um curso preparatório capacitado, onde os vestibulandos aprendam conhecimentos básicos sobre todas as disciplinas que serão cobradas no vestibular, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Inglês, Física, Química e Biologia. Além das matérias como Sociologia e Filosofia.

No Amapá existem apenas instituições particulares que promovem o cursinho pré-vestibular, visando o preparo dos alunos para as maiores universidades do país. Os valores cobrados por essa prestação de serviço são considerados altos para um estudante carente custear.”, disse o médico.

Para continuar cumprindo as tramitações, o projeto de lei aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa até entrar na pauta para apreciação dos deputados e votação em plenário. Após essa fase, o projeto segue para o Setentrião para a sanção governamental.

No último dia (7) o parlamentar teve seu projeto de lei sancionado pelo Governador Camilo Capiberibe (PSB) que instituiu o Curso de medicina na graduação da Universidade Estadual do Amapá– UEAP. Para ele, essa conquista diminuirá o déficit de profissionais no estado. A sanção dessa lei confirma o compromisso do deputado Jaci Amanajás  com a educação superior do Amapá.

RELEASE 22/05/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...