Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Deputada diz que audiência pública vai passar a limpo custeio dos Poderes.

Deputados aprovam requerimento de audiência pública para discutir orçamento dos Poderes e do MP para 2015
Os deputados estaduais aprovaram na segunda-feira (23), o requerimento 936/2014, de autoria da deputada Marilia Góes (PDT), que propõe a realização de audiência pública para se discutir o orçamento dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público Estadual para o exercício 2015. Nesta terça-feira ela elogiou a disposição da Casa em debater o tema e passar a limpo os orçamentos dos Poderes Constituídos e do Ministério Público. 
Segundo Marilia, a discussão é de grande interesse para a sociedade amapaense e o momento para a audiência, ideal.
Atualmente tramita na Assembleia Legislativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define os critérios para o cálculo da participação dos Poderes e do Ministério Público na elaboração do orçamento público e as propostas de elaboração da Lei Orçamentaria Anual (LOA) 2015 devem ser finalizadas até o dia 30 de agosto de 2014.
Segundo o requerimento aprovado, a audiência deve contar com a participação de representantes de cada Poder e do Ministério Público, para que debatam o orçamento com a população.
"Eu entendo que seja dever desta Casa proporcionar a população uma discussão democrática e livre sobre o orçamento do Estado, para que sejam avaliadas as prioridades de cada Poder”, comenta a deputada.
A deputada diz que também tomou a iniciativa de propor a audiência por considerar que o PSB, partido do governador Camilo Capiberibe, está usando o tema do orçamento para tentar jogar uma cortina de fumaça sobre as graves denúncias de corrupção que pesam contra o Governo do Estado, mostradas no Fantástico e pela imprensa em geral.
“São denúncias gravíssimas, que precisam ser investigadas a fundo, pelo bem do povo”, avalia a deputada. “Não aceitamos que a questão do orçamento seja usada como cortina de fumaça”.
Para Marilia, o povo amapaense quer discutir o orçamento de modo geral, de todos os Poderes, e não apenas do Legislativo:
“O Governo do PSB é denunciado diariamente por mau uso do dinheiro público, e precisa dar explicações para a população sobre os recursos que administra, que são do povo. Da mesma forma, o povo também quer discutir alguns benefícios recebidos por promotores públicos estaduais, como o auxílio-moradia, mesmo para aqueles que residem no município em que trabalham. Tudo isso precisa ser discutido. A sociedade quer que esta discussão aconteça, mas não aceita que ela seja manipulada por quem quer jogar uma cortina de fumaça sobre seus atos irregulares”.
A data para realização da audiência pública ainda será definida, sendo intenção da autora do requerimento que ela ocorra até o final de junho.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes (PDT)
Texto - Ariele Martins (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...