Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Escoteiros são homenageados na Assembleia Legislativa pelo Dia Mundial do Escoteiro

O movimento escoteiro no Estado do Amapá foi homenageado na manhã desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa (ALAP), durante a Sessão Ordinária realizada no Plenário Deputado Dalto Martins. A iniciativa partiu do deputado Charles Marques (PSDC) para celebrar o Dia Mundial do Escoteiro.
No discurso de homenagem, Charles Marques afirmou que investir no escotismo é investir no ser humano. “Eu fui lobinho e escoteiro o que me facilitou a vida quando estive servindo o Exército Brasileiro. Enquanto meus colegas de farda se atrapalhavam com a mata eu usava como recurso natural do meu lazer”, frisou o deputado, fazendo uma analogia da vida militar com o serviço prestado pelos escoteiros. “O escoteiro é preparado para conviver com a natureza, para interagir e respeita-la e respeitar o próximo e o Exército Brasileiro defender a soberania nacional”. 

Segundo a presidente da Região Escoteira do Amapá, Kátia Regina Pereira, no Estado existem oito grupos, sendo seis na capital Macapá; um no município de Mazagão (Grupo Carvão) e o grupo Waiãpi, no município de Oiapoque. O precursor do escotismo no Amapá foi o Grupo Veiga Cabral, que hoje completa 69 anos de existência. Fundado em Macapá no dia 12 de setembro de 1945 por Clodoaldo Nascimento, Glicério Marques e Raimundo Barata. Seu primeiro nome foi Associação de Escoteiros do Amapá (primeiro nome do grupo) tinha como sede a praça Veiga Cabral. O nome foi dado em homenagem ao herói Francisco Xavier da Veiga Cabral.

Em sua participação o deputado Eider Pena (PSD), destacou que o escotismo “é disciplina e amor ao próximo. Falar do escotismo é lembrar da minha infância”, comentou o deputado, frisando o lema do escotismo que é formar o cidadão para o futuro e parabenizou todos que trabalham o escotismo no Estado do Amapá.

Durante a sessão foi exibido um vídeo com o trabalho social desenvolvido pelos grupos de escoteiros no Estado.  O escotismo é um movimento educacional para crianças e jovens, com a colaboração voluntária de adultos e sem vínculos político-partidários. Valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os princípios e o método escoteiro.

O propósito do movimento é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. Charles Marques classificou o escotismo como “um movimento contra tudo de ruim que existe na sociedade” e ressaltou a lealdade entre as virtudes alimentadas pelo movimento. “Uma pessoa guiada pelos princípios do escotismo reconhece, vive e compartilha o sentimento transcendente em sua vida, sem posições sectárias e sem fanatismo”, finalizou o deputado.







Conheça a Lei Escoteira:



A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança.



ü  O Escoteiro é leal ao Rei, à sua Pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores e aos seus subordinados.

ü  O dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo.

ü  O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que País classe ou credo a que o outro possa pertencer.

ü  O Escoteiro é cortês.

ü  O Escoteiro é amigo dos animais.

ü  O Escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe.

ü  O Escoteiro sorri e assobia sobre todas as dificuldades.

ü  O Escoteiro é econômico.

ü  O Escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.





RELEASE 23/04/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção do Decom – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
 www.casadeleis.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...