Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Edinho Duarte discursa sobre as acusações do Ministério Público

Em pronunciamento feito ontem (29) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edinho Duarte (PP) usou a tribuna para falar sobre as acusações que vem sofrendo por parte do Ministério Público do Estado do Amapá e o novo afastamento. Ele iniciou seu discurso citando um artigo que produziu intitulado de “O Pingo no Primeiro I”, no qual diz que resolveu responder aos frequentes ataques que não têm a ver com a moralidade ou a justiça, mas com vingança.
O parlamentar conta que após a decisão do afastamento na sessão do Tribunal de Justiça do Amapá, foi enviado um ofício para a Assembleia Legislativa sem maiores informações e que na legislação brasileira diz que quando retomada uma decisão judicial ela deve ser respeitada imediatamente, porém precisa ter seus efeitos a partir do momento da publicação da referida decisão. “Preciso me defender, ainda estou sentado a esta Mesa porque não fui citado. Tenho notícias pelo rádio e pelo jornal que fui afastado, mas não sei sob qual acusação. Vou cumprir a decisão quando vier o que falta”, diz, em alusão ao Acórdão do Tjap.

Edinho destaca o respeito pela instituição Ministério Público e tudo o que fez esta semana na Alap foi em respeito a população que merece uma satisfação. “As pessoas precisam saber o que está acontecendo, mas me assusta estar neste plenário e estar com apenas dois deputados na Casa, esta é a maior prova que o objetivo foi alcançado. Temos uma Assembleia de joelhos, que perdeu a essência da autonomia financeira quando caiu no conto do vigarista que era aquela campanha de que o Poder Legislativo deveria abrir mão de parte do seu orçamento e parte disso foi para comunicação e mídia. O governador recuperou uma relação promiscuía que aprendeu com o pai dele com o repasse extra”. Diante do exposto, Edinho indaga a iniciativa do Ministério Público em fiscalizar e cobrar a autonomia que a Alap perdeu.

Em determinado momento de seu discurso, Duarte menciona sobre a acusação do desvio de mais de R$ 20 milhões e pergunta onde está esse dinheiro. “Tenho 25 anos de vida pública e tudo o que tenho está declarado no Imposto de Renda. O Ministério Público pediu bloqueio das minhas contas, tenho duas sendo que uma delas é conta-salário. Bloquearam minhas duas contas e as 35 do Camilo? Prefiro renunciar meu mandato a me anular como parlamentar. Só fiquei me segurando por orientação dos advogados e da minha família. Os amigos temem pela vida de cada um nós”, disse.

Foi destacado na sessão o registro na secretaria do Legislativo de uma edição do Jornal A Gazeta desta semana que traz como manchete a permuta dos promotores Moisés Rivaldo e Afonso Guimarães. Este último lotado em Santana e em um ‘acordo de amigos’ fizeram uma troca ilegal de local de trabalho. “Iremos passar e a instituição vai ficar, mas o dever do Ministério Público é cobrar, fiscalizar. Se a saúde, educação estão mal, problemas no governo e com o governador, cadê o MP? E essa permuta ilegal que ninguém vê, ninguém fala nada?”



Decisão - As informações passadas na sessão dão conta que não houve citação do deputado Edinho Duarte e nem publicação do acórdão, o que implica dizer que não há cumprimento da decisão e que Edinho continua na primeira secretaria da Assembleia Legislativa. “O que sei pelos advogados é que se a Alap consagrar o afastamento estará atropelando uma decisão do Supremo Tribunal do meu país. A decisão do ministro Lewandowski diz que os deputados poderiam voltar aos cargos se assim eles desejassem e se o plenário desta Casa referendasse e mais: os deputados poderiam ser afastados caso surjam fatos novos que não sejam aqueles da operação Eclésia. E agora o que eu fiz de novo?”.

Edinho Duarte finaliza dizendo que está tranquilo e que aguarda a decisão com a documentação necessária e que assim que chegar ele sairá da mesa. “Cumprirei a decisão, porque respeito todas as instituições, mas vou me defender. Sou filho de Jorge, meu nome é Jorge em homenagem a São Jorge Guerreiro. E ele ensina que temos que enfrentar os dragões da vida. Quem é de Deus não corre perigo, quem é de Deus é bem sucedido, que é de Deus por Ele é protegido”.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Edinho Duarte (PP)
Texto - Monalisa Kato (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...