O Projeto denominado "Passaporte Cívico" da Assembleia
Legislativa do Amapá (ALAP) recepcionou na manhã desta quarta-feira (9) a
segunda turma de alunos composta por 60 estudantes com a faixa etária entre 11
e 12 anos, da 5ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Mário
Andreazza, localizada no bairro Perpétuo Socorro, zona leste da cidade.
De autoria do chefe do Legislativo estadual,
deputado Moisés Souza (PSC), o Projeto “Passaporte Cívico” prevê visitas agendadas
previamente uma vez a cada mês, dirigidas ao prédio da Assembleia Legislativa.
A segunda turma foi recepcionada pelo vice-presidente do Poder Legislativo,
deputado Júnior Favacho (PMDB), o Corregedor da ALAP, deputado Michel JK
(PSDB), Keka Cantuária (PDT), Raimunda Beirão (PSDB) e Agnaldo Balieiro (PSB).
O tour legislativo iniciam com visitas às instalações por um guia (deputado ou não) na Rádio Assembleia, Interlegis, Gabinetes
dos deputados, Plenário e no Gabinete da Presidência. Durante a visita, os
alunos participaram palestras sobre o Poder Legislativo do Estado, o cotidiano
da Casa de Leis, suas funções, os deputados estaduais e todas as atividades
dentro do princípio de legislar, fiscalizar e representar o nosso Estado.
No
final, receberam um kit legislativo composto por um informativo do Parlamento,
um CD com as canções do festival de música da Assembleia Legislativa e o “Passaporte
Cívico”. Após o cumprimento da agenda de visitas, os estudantes participaram de
um lanche especial oferecido no Salão Nobre pelos deputados.
Para o vice-presidente da Casa, Júnior Favacho, “o
Projeto Passaporte Cívico é uma iniciativa de aproximar a Assembleia
Legislativa da sociedade amapaense, envolvendo crianças e jovens estudantes na
discussão de problemas e elaboração de propostas para solucioná-los”, explicou.
Segundo Keka Cantuária, um dos guias do tour, “é
sem dúvida, uma maneira eficiente de inserir crianças e jovens na vida política
e de mostrar que a cidadania se constrói com participação efetiva, diálogo, responsabilidade
e respeito à opinião. Acreditamos que é o melhor caminho para formação de
cidadãos e a estabilização de um Estado mais democrático e justo”, concluiu.
A segunda turma beneficiada pelo Projeto foi coordenada
pela professora Iza Mendonça Gomes, que veio representando a diretora da Escola
Mário Andreazza, Lúcia Maria Gurjão. A professora elogiou o Projeto Passaporte
Cívico e ressaltou que a Escola fará um projeto pedagógico ilustrando uma
eleição para que os alunos possam vivenciar o que é a política. ”É um Projeto
ímpar, onde nossos alunos antes só tinham conhecimento teórico, hoje estão participando
de aula prática conhecendo a função da Assembleia Legislativa e o trabalho dos
deputados. Essa experiência será levada para suas famílias e quem sabe
futuramente algumas dessas crianças desperte o interesse pela carreira pública
como deputado ou deputada”, destacou.
Para participar do Projeto Passaporte Cívico, a
escola interessada deve agendar a visita pelo Portal da Assembleia Legislativa www.al.ap.gov.br ou através do Cerimonial
Legislativo, localizado no prédio central do Parlamento na Avenida FAB s/n.
RELEASE 09/04/2014
Assembleia legislativa
do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação
– Decom
Direção do Decom – Cleber
Barbosa
Texto: Diana Franklin | Fotos: Gerson Barbosa

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