Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Procon Legislativo é aprovado em sessão da Assembleia do Amapá

Em sessão realizada nesta terça-feira, 11, foi aprovado o Projeto de Resolução n.º 0001/14-AL de autoria do deputado estadual Edinho Duarte (PP) que cria na estrutura da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor: o Procon Legislativo.

Com objetivo de proteger, defender e orientar o cidadão em suas relações de consumo, o Procon Legislativo integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor inspirando-se no artigo 105 da Lei Federal de nº 8.078/1900 e o Decreto Federal de nº 2.181 de 20 de março de 1997, bem como o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. “Justifico este Projeto de Resolução visando inserir no âmbito do Poder Legislativo mais um serviço importante para a demanda social que é cada vez mais ampla na qualidade dos serviços prestados”, declara Edinho Duarte.

Entre as competências do Procon Legislativo estão:

Dar atendimento e orientação ao consumidor sobre seus direitos e garantias; receber e avaliar consultas e denúncias apresentadas por entidades representativas ou por físicas ou jurídicas de direito público ou privado; processar administrativamente, nos termos de regulamento, as reclamações e denúncias consideradas procedentes; informar e levar o consumidor a se conscientizar para o exercício dos seus direitos, motivando-o, por intermédio dos diferentes meios de comunicação; efetuar e divulgar pesquisa de preços de produtos e serviços. Entre outras competências que serão atendidas de todo o Estado.

O Procon Legislativo ficará subordinado administrativamente à Coordenadoria Técnica das Comissão, sendo exercido por um servidor bacharel em Direito que irá atuar no controle e supervisão dos Direitos do Consumidor do Procon Assembleia. Ele ainda promoverá intercâmbio com órgãos públicos e privados desse segmento, opinar acerca de pareceres emitidos pela assessoria jurídica nos processos administrativos e firmar documentos expedidos pelo Procon Assembleia. “O ato de consumo é cotidiano em várias áreas. Vamos ter agora esta experiência aqui no Estado do Amapá a exemplo de Minas Gerais, que tem pelo menos 15 anos de atuação, Ceará, Roraima e Pernambuco. A Assembleia Legislativa vai auxiliar os serviços que já se faz aqui no Estado”, conta Edinho Duarte propondo em seu discurso uma Comissão de Direitos do Consumidor. “Teremos um profissional responsável por coletar as reclamações do consumidor que será autuada pelo Procon Assembleia de acordo com o modelo fornecido pelo Procon Nacional”, finaliza Edinho Duarte.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Monalisa Kato (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...