Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Parlamentar cobra soluções para a falta de professor na educação pública do Estado

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) o Requerimento de urgência de autoria do deputado estadual Zé Luiz (PT) ao Governo do Estado por meio da Secretaria do Estado da Educação (SEED), direcionado à pessoa de sua gestora maior, a Secretária de Educação, Elda Gomes de Araújo. O requerimento cobra as devidas soluções para a permanente falta de professor nas disciplinas de Química e Língua estrangeira, que afeta constantemente estudantes dos municípios de Tartarugalzinho e Calçoene, ambos localizados no extremo sul do Estado.
O Parlamentar esteve em recente visita as essas localidades, ouvindo as reivindicações da comunidade, onde detectou nos dois municípios, a falta de professores específicos para lecionar nessas disciplinas. “Segundo os moradores, há mais de três anos não tem essas disciplinas. A falta desses profissionais tem prejudicado os estudantes, principalmente aqueles que estão cursando o ensino médio, que irão prestar vestibular e acabam por ficar prejudicados pela falta constante de professores”, enfatizou o petista.
Entre as reivindicações que o parlamentar apresentou, está a contratação imediata de professores para suprir a carência dessas matérias para os estudantes daqueles municípios. Zé Luiz disse que é preciso cobrar uma solução para o grave problema de falta de professor que atinge a educação pública do Estado.
Na avaliação feita pelo deputado durante as visitas, é necessário que o Governo resolva rapidamente essa situação. “Nesses municípios a questão é grave, já cobramos outras vezes e voltamos a cobrar soluções para situação educacional em Tartarugalzinho e Calçoene. Vivemos em uma sociedade globalizada onde aprender uma segunda língua é vital, sem contar que o MEC dispõe que qualquer educandário deverá dispor de pelo menos um professor de língua estrangeira”, disse Zé Luiz.
O deputado aproveitou a ocasião para dizer que lamenta as condições físicas das escolas públicas do interior do Estado, que não recebem a devida atenção para oferecer um ensino de qualidade, levando muitos a migrarem para outras localidades e para a capital superlotando as escolas estaduais. “A situação ainda não foi solucionada pelo Governo do Estado, e por isso os moradores dos municípios mais distantes são os mais prejudicados. Mas infelizmente além das línguas estrangeiras, estas escolas estão sem professores de outras matérias”, explicou.
Na oportunidade, o deputado falou da sua atuação como Parlamentar e os principais projetos em benefício da comunidade. “Sempre fiz questão de englobar a sociedade ao meu mandato através da implantação de gabinetes para todos os municípios, aproximando a comunidade dando oportunidade para cada cidadão local fazer suas reivindicações”, finalizou o santanense.

RELEASE 11/02/2014
 
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Diana Franklin | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...