Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Deputado preocupado com atraso nos acordos entre Brasil e França

O deputado Isaac Alcolumbre (DEM), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) disse nesta segunda-feira (25) que está muito preocupado com a falta de aprovação de acordos internacionais entre o Brasil e a França, especialmente diante da possibilidade de ser inaugurada a ponte Binacional. O parlamentar anunciou que irá a Caiena nos próximos dias, quando pretende levantar mais informações a respeito de como a colônia brasileira em território francês acompanha os fatos.
Isaac Alcolumbre disse que a responsabilidade de se avançar com essas negociações é uma prerrogativa da União, por meio do Ministério das Relações Exteriores, mas o Amapá, por meio da ALAP, está atento aos interesses dos compatriotas que residem no exterior. “Essa ponte tem que ser mais do que uma obra de arte, ela precisa de fato fazer a ligação física entre o Brasil e a Guiana Francesa, para isso tem que ter o seguro para os nossos carros entrarem lá, bem como os tratados para a entrada de ônibus de passageiros ou caminhões de carga”, disse ele.
O parlamentar também demonstra uma posição cautelosa com relação às possibilidades do incremento do turismo a partir da entrega da ponte. Para ele, faltam muitas coisas para que o Amapá possa recepcionar os turistas estrangeiros que chegam ao Continente através da Guiana Francesa. “O maior obstáculo é a estrada, que ainda não está totalmente pavimentada, além disso, as cidades que poderiam ser visitadas, como Amapá e Calçoene, onde existe a Praia do Goiabal, ainda não oferecem estrutura para receber esses turistas”, disse.
As preocupações de Isaac Alcolumbre irão subsidiar futuras produções legislativas de seu mandato, voltadas a alertar tanto autoridades estaduais como federais, a respeito do que deve ser considerado em relação ao estreitamento das relações e na cooperação transfronteiriça com a Guiana Francesa, o Suruname e demais estados da América do Sul. “O Amapá viverá um fato histórico com a entrega dessa ponte, mas não podemos ser pegos de surpresa com a falta de planejamento para zelar pelos interesses do país e em especial dos brasileiros que moram no Amapá ou na Guiana Francesa”, concluiu.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do DECOM – Cleber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...