Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Deputado cobra fiscalização e controle da atividade de pesca na Costa do Amapá

A preocupação com a qualidade dos peixes e a pesca predatória nos rios do Amapá fez com que o deputado estadual Manoel Brasil (PTN), solicitasse através de requerimento aprovado esta semana na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), que a Agência de Pesca do Amapá (Pescap), oriente os técnicos ou engenheiros a realizarem o trabalho de fiscalização in-loco e controle do tipo de atividade que está sendo realizada, durante o embarque, transporte, comercialização das espécies capturadas na região e na realização do registro estatístico, controle, tipo e qualidade dos peixes que abastecem o mercado local, nacional e internacional.
Segundo o deputado atualmente já é possível observar, através dos dados fornecidos pelas empresas pesqueiras da região, que a quantidade de espécies capturadas esta diminuindo anualmente de forma significativa, devido principalmente a pesca predatória e indiscriminada na Costa do Amapá. “Portanto, é necessário que sejam coletados dados detalhados da atividade e controle do pescado, para possibilitar futuras intervenções do Poder Público no sentido de inibir a prática da pesca predatória ou de arrasto que é a principal responsável pela diminuição da quantidade das espécies causando sérios danos ambientais”, justifica o deputado.
Manoel Brasil esclareceu que "sem acompanhamento e fiscalização, as leis se tornam inócuas e as pessoas passam a escolher aquelas que querem cumprir". O problema é que a captura indiscriminada vem sendo verificada à frente de quem quiser ver e sem nenhum tipo de coação por parte dos órgãos fiscalizadores.
O parlamentar lembrou que a proibição da pesca não atinge as famílias que necessitam pescar para se alimentar. "O trabalho de fiscalização não se aplica à pesca de subsistência, aquela praticada com fins de consumo doméstico ou escambo sem fins lucrativos, sob utilização dos apetrechos previstos em legislação específica", disse, ao ressaltar que com isso a subsistência das famílias ribeirinhas está garantida e tão somente as espécies estão sendo protegidas.




Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto e Foto: Everlando Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...