Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Assembleia Legislativa oferece café da manhã a conselheiros tutelares

Na manhã desta segunda-feira, 18, a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, por iniciativa do presidente Júnior Favacho e do deputado Edinho Duarte, realizou café da manhã em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar: 18 de novembro. Conselheiros de todo o Estado estiveram presentes no evento.
O presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Amapá, Luís Xavier, usou a tribuna para falar sobre a data, comemorações, função de um conselheiro, dados, benefícios e onde atua o profissional. Ele contou que em anos anteriores a homenagem era feita através de mensagens via celular, e-mails e ligações, porém este ano foi diferente. “Tivemos esse privilégio de estar aqui na Assembleia Legislativa, pela iniciativa dos deputados estaduais Edinho Duarte e Júnior Favacho, que nos reconheceu através desse café. Hoje, no Amapá, estamos em todos os municípios e isso é motivo de muito orgulho, porque quando eu ia a eventos nacionais e via o sinal vermelho no Amapá perto de outros Estados que estavam completos, ficava com vergonha por não ter conselho em todo o Estado”, diz ele completando que há três meses foi criado o Conselho Tutelar no Município de Itaubal, o último que faltava.
Para o deputado Edinho Duarte, o dia de hoje é muito importante e a Assembleia Legislativa cumpriu seu dever com o pequeno gesto da promoção do café da manhã, um reconhecimento em favor da política institucional da criança e do adolescente. O parlamentar comenta que o conselheiro tutelar é uma espécie de vereador das causas dos menores. “O vereador é eleito pelo povo, o conselheiro também. A diferença é que a disputa é bem maior por parte dos conselheiros, uma vez que não é obrigatório votar, tem que ir a campo pedir voto, corpo a corpo. Demorou para as pessoas entenderem a importância do conselheiro tutelar e com esse gesto de reconhecimento da ALAP creio que no futuro esta Casa de Leis pode ajudar muito mais para fortalecer essa política tão importante que é a defesa dos direitos da criança e do adolescente”.
Já a deputada Marilia Góes afirma que os conselheiros tutelares são “verdadeiros heróis no dia a dia atuando em situações de extrema dificuldade. Trabalham por amor e mostram os resultados positivos”.
Dados
Conselheiros tutelares são pessoas que tem o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Sua postura é de orientar, encaminhar as situações, apresentar e ser mediador de conflitos. Esse cargo existe desde o dia 13 de julho de 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. No dia 19 de novembro de 2007 foi sancionada a lei que criou o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar sendo comemorado no dia 18 de novembro em todo o Brasil.
Associação no Amapá
A Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares no Estado do Amapá foi fundada em 2008 na cidade de Tartarugalzinho com 16 profissionais. Hoje existem, entre conselheiros e conselheiras, 51 mulheres e 34 homens exercendo a função com competência e eficácia.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Texto: Monalisa Kato | Fotos: Gerson Barbosa
Diretor do Decom - Cleber Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...