Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Deputado cobra conclusão do Centro de Nefrologia no município de Santana


A Assembleia Legislativa (ALAP) aprovou nesta terça-feira (13) requerimento em regime de urgência de autoria do deputado Zé Luiz (PT), solicitando da secretária estadual de Saúde (SESA), Olinda Consuelo Araújo Lima, pede a reativação da construção, conclusão e inauguração do Centro de Nefrologia do Hospital Estadual no município de Santana.
Segundo o parlamentar o requerimento encaminhado tem por meta ser o primeiro passo para a descentralização do tratamento de hemodiálise da capital (Macapá) para outros municípios do Estado. De acordo com dados da Nefrologia, aproximadamente 200 pacientes nefropatas que fazem hemodiálise. 50% deles são de Macapá, 40% de Santana e os 10%, provenientes de cidades como Tartarugalzinho, Mazagão, Ferreira Gomes e Porto Grande. O paciente nefropata é submetido a três sessões de hemodiálise por semana, com duração média de quatro horas por sessão. O centro em discussão servirá para sessões de hemodiálise de renais crônicos e transplantados residentes no município de Santana. “Mas o que se percebe é que a conclusão desta unidade já vem se protelando desde 2010, com diversos alarmes falsos de que a mesma seria colocada em funcionamento. O que solicito a nobre a nobre gestora é que viabilize de forma imediata a conclusão e inauguração do Centro de Nefrologia com equipamentos e profissionais qualificados para atender pacientes do município, que intransigentemente dependem deste atendimento”, justifica o deputado.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Favacho (PMDB), a saúde publica no Brasil passa por dificuldade. “Precisamos olhar com mais atenção para os renais crônicos”, comentou, citando a experiência vivida com um parente que precisou fazer hemodiálise durante um ano e realizando o transplante de rins em Minas Gerais. “Muitos não tem essa oportunidade. Precisamos fazer essa gestão junto à secretaria de Saúde para que esse centro volte a funcionar”, frisou colocando-se à disposição, agradecendo a presença do presidente da Associação dos Renais e Transplantados do Amapá (Arta), Ivanildo Souza.
Para o deputado Charles Marques (PSDC), um dos representantes na Assembleia Legislativa do município de Santana, agora é esperar que o governador Camilo Capiberibe, atenda o requerimento. “O município de Santana é o segundo maior município em relação a população e a principal porta de entrada do Estado, deve receber uma atenção maior na área de saúde”, frisou.
Ao usar da palavra o deputado Dr. Furlan, disse que os renais crônicos têm dificuldade de acesso a terapia (hemodiálise). “O Estado dispõe de apenas um serviço que atende em quatro turnos. Não temos um serviço de hemodiálise na rede privada, sobrecarregando a rede pública”, observa o parlamentar.
O deputado Manoel Brasil (PEN), ao usar da palavra chamou a atenção da população sobre a importância da prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), riscos e seu tratamento.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
Atualização: Rômulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...