Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fórum de gestores municipais de Cultura apresenta propostas à Assembleia Legislativa



Reunião entre representantes do Fórum de Gestores de Cultura e da Assembleia Legislativa
Integrantes do recém-criado Fórum dos Gestores Municipais de Cultura, entidade que congrega secretários, coordenadores e dirigentes de autarquias ligadas à pasta da Cultura dos 16 municípios do Amapá estiveram nesta terça-feira (11) reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Favacho (PMDB). O encontro ocorreu no Edifício Anexo da ALAP e foi requerido pela vice-presidente Roseli Matos (DEM), que também preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto no Parlamento Estadual.
A proposta do encontro foi debater estratégias de cooperação entre a Assembleia Legislativa e o Fórum, de modo a implementar não apenas proposições legislativas como também o apoio institucional da ALAP para a difusão cultural pelo interior do Estado. “Viemos apresentar nossas credenciais no sentido de levar adiante uma ampla discussão sobre a cultura que queremos, como torna-la a mais democrática possível e que alcance as camadas mais populares”, disse Disney Silva, secretário de Cultura de Ferreira Gomes.
Já o presidente do Fórum de Gestores, João Porfírio, que é secretário de Cultura de Mazagão, disse que a Assembleia Legislativa terá um papel fundamental ao intermediar um apoio do Estado para os municípios implementarem suas política de cultura. “O Fórum vai alavancar o Sistema Estadual de Cultura, algo suprapartidário, que resultará na elaboração do Plano Estadual de Cultura”, disse Porfírio.
A deputada Roseli Matos lembrou que para a formulação desse Sistema será necessário se realizar conferências municipais em todo o Amapá, daí a importância da parceria com a ALAP que possui um trabalho de interiorização de suas ações. “Nós já apoiamos inúmeras iniciativas culturais pelo Estado então vem em boa hora essa mobilização do Fórum dos Gestores Municipais, pois a partir de agora poderemos incrementar e ajudar na formulação de políticas públicas voltadas à cultura”, disse Roseli Matos.
O presidente da ALAP também se disse motivado a realizar uma ampla discussão no Estado sobre os segmentos culturais, seus produtores, suas vocações e tradições. “É papel constitucional da Assembleia Legislativa também garantir o acesso da população à cultura, então estamos á inteira disposição da sociedade, através deste colegiado de gestores, para garantir dias melhores para a cultura do nosso Estado”, completou Favacho.
Presidente da ALAP, Júnior Favacho, a vice-presidente Roseli Matos e os gestores de Cultura

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...