O governador de pernambuco, Eduardo Campos, com o presidente da ALAP, Júnior Favacho
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Júnior Favacho (PMDB) foi eleito por unanimidade na noite de ontem (23) para compor a diretoria do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas de todo o país. A eleição ocorreu durante o primeiro dia de atividades da XVII Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais, em Recife (PE). O parlamentar amapaense será o segundo secretário da entidade, que terá como novo presidente o deputado Guilherme Uchôa (PDT-PE) em substituição a Diniz Pinheiro (PSDB-MG).
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) compareceu ao evento e parabenizou o parlamentar amapaense pela eleição na chapa vitoriosa. Quem também felicitou o representante do Amapá no Colegiado de Presidente da Assembleias foi o prefeito de Recife, Geraldo Júlio. “Fico muito feliz em receber essa demonstração de confiança dos demais dirigentes de Assembleia Lagislativa e agora poderemos trocar experiências e assim levar melhorias e inovações ainda maiores para a gestão do nosso Parlamento Amapaense”, disse Favacho.
A chapa vitoriosa do Colegiado de Presidentes de Assembleia Legislativas ficou assim definida: Guilherme Uchôa-PE (Presidente); Juzrez Pontecel-SC (1º vice-presidente); Chico Guerra-RR (2º vice-presidente); Ricardo Motta-RN (1º secetário); Júnior Favacho-AP (2º secretário); Sandoval Cardoso-TO (Tesoureiro). O Colegiado de Presidentes tem uma agenda permanentes de reuniões e encontros, além de convocações extraordinárias sempre que algum tema relevante suscite a mobilização do grupo.
Aspecto da reunião do Colégio de Presidentes de Assembleias Legislativas, em Recife (PE)
O Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas – CPAL – surgiu, desde seu primeiro encontro, para fortalecer os parlamentos estaduais, buscando a ampliação das competências dos Estados e o intercâmbio de experiências bem sucedidas, visando à melhor gestão de cada Assembleia. Mantém-se, a partir de então, empenhado na causa federativa, pois a plenitude democrática só se alcançará com a integração entre os diversos entes federados e com o fortalecimento das prerrogativas dos legislativos estaduais e dos municípios.
 
Presidente da ALAP, Júnior Favacho, com diretores do Sindicatos dos Servidores (Sidsel/AP)
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM