Deputado Charles Marques (PSDC-AP) com presidente do Parlamento Amazônico, Luiz Tchê (PDT-AC)
A participação do Amapá na XVII Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais, em Recife (PE) registrou já no seu primeiro dia a eleição de dois parlamentares amapaenses para um importante colegiado, o Parlamento Amazônico, que reúnes deputados e deputadas de toda a Amazônia Legal. O deputado Charles Marques (PSDC-AP) foi eleito secretário-geral da entidade e Roseli Matos (DEM-AP) será integrante do Conselho Fiscal.
O Parlamento Amazônico tem como missão preponderante promover debates democráticos a respeito do Meio Ambiente, Sustentabilidade, Conservação, Educação Ambiental e práticas de uso racional dos recursos ambientais da Floresta Amazônica. A cada dia que passa fica mais conhecido e respeitado em todo o país, especialmente por representar uma região do país que tem uma proporcionalidade menor na composição da Câmara dos Deputados. Sus força vem do conjunto de parlamentares estaduais que congrega.
A eleição da chapa vencedora do por aclamação e não houve disputa, apesar de haver consumido cerca de duas horas de intensos debates. A nova diretoria foi imediatamente empossada e ficou assim definida: Luiz Carlos Tche, do Acre (presidente); Freire Júnior do Tocantins (vice-presidente); Charles Marques, do Amapá (secretário-geral); Belarmino Lins, do Amazonas (primeiro-secretário); Gabriel Guerreiro, de Roraima (secretário de Relações Institucionais); Gabriel Picenço, de Roraima (Tesoureiro); Deputado Davi, do Amazonas (secretário da Juventude); para o Conselho Fiscal (Hermínio-MT, Ribamar-RO, Hélio Simões-MA, Roseli Matos-AP e Sinésio-AM).
A chapa eleita para dirigir o Parlamento Amazônico 
O novo secretário-geral do Parlamento Amazônico, deputado Charles Marques comemorou bastante a indicação de seu nome para a importante missão. “Este é um grande feito para o Amapá, que poderá agora ter mais voz e vez neste colegiado e assim garantir que os nossos interesses sejam observados. Também é importante destacar que temos problemas comuns para os Estados amazônicos, mas também somos destaque por sermos o mais preservado e um dos menos industrializados”, disse Charles Marques, que agradeceu a decisiva participação de colegas do Amapá na eleição.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM