Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Keka teme que diminuição de tarifa de energia não chegue aos amapaenses

 
Deputado Keka Cantuária (PDT-AP)

O anúncio feito semana passada pela presidente Dilma Rousseff sobre a diminuição da tarifa de energia elétrica em todo o Brasil, pode não chegar aos consumidores amapaenses. O programa do Governo Federal atinge consumidores de baixa tensão (como residências) de todas as 63 distribuidoras de energia do país.
Segundo decreto presidencial o desconto para o Amapá será de 18,04%. Mas como a tarifa no Estado está congelada em 96%, desde 2004, é possível que esta diminuição não chegue às contas de luz dos consumidores amapaenses.
Com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) passando por um processo de federalização, essa diminuição deve ser analisada tanto pela empresa quanto pelo novo controlador acionário que é a Eletrobras, num processo de acordo de gestão.
“Infelizmente no estado do Amapá não terá efeito a não ser que seja mantido o congelamento da tarifa para que o desconto fique valendo. Como você vai descontar do que já está defasado, congelado”, explica o deputado Keka Cantuária (PDT).
O parlamentar também lembra que as concessionárias de energia elétrica repassam para o consumidor um reajuste anual da tarifa. Se houver um descongelamento da tarifa e mais este aumento anual os consumidores não vão sentir os benefícios do desconto de energia anunciado pela presidente.
“Ao longo dos próximos meses nós vamos acompanhar de perto esta questão. Nós ainda não sabemos como será feito este descongelamento da tarifa, mas que deverá ser parcelado. Caso contrário ficará muito difícil a situação do consumidor amapaense, principalmente dos pequenos comerciantes”, alerta Keka.
O desconto total na conta de luz só vai começar a ser sentido por todos os brasileiros a partir do final de fevereiro de 2013, quando a entrada em vigor do plano completar um mês. Isso acontece porque cada distribuidora tem uma data diferente para a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia e, consequentemente, o fechamento da conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...