Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Três vertentes devem impulsionar mercado turístico no Amapá




Relatos colhidos pela Comissão de Turismo (Ctur) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) apontam para três vertentes que devem impulsionar o mercado turístico no estado: recuperar, identificar e investir. Segundo depoimentos, os pontos turísticos existentes estão desaparecendo em meio ao mato e ao abandono. Histórias que vão desde a segunda guerra mundial, como a cidade do Amapá, que foi ponto importante nesse contexto, com a batalha de Cabralzinho, até a exuberante, rica e encantadora beleza natural.

Ainda de acordo com os relatos, o distanciamento entre os governos estadual e municipais enterram as expectativas de impulsionar um dos mercados que mais crescem no país, o turismo. Com investimentos cada vez mais escassos, fatos importantes se perdem, assim como os pontos que poderiam ajudar a contar histórias, como o da Base Aérea na cidade de Amapá, distante 305 quilômetros da capital Macapá.

Construída para servir de apoio aos soldados americanos, na Segunda Guerra Mundial, a Base Aérea contava com toda a infraestrutura necessária, como paiol, alojamento, pista de pouso e decolagem, oficina, capela e um ponto para abastecimento de zepelim. Hoje, o cenário é de completo abandono. Os alojamentos foram ocupados, outros locais foram totalmente deteriorados pelo tempo e pelo abandono. Os carros corroídos e outros prédios desabaram.

Segundo o presidente da Comissão de Turismo da Alap, deputado Pedro DaLua (PSC), os relatos são considerados importantes para iniciar um trabalho de recuperação dessas áreas e melhorar os ramais para que todos possam ter acesso a essa importante parte da história amapaense. "Há vários relatos que irão nos ajudar a preparar o nosso relatório e direcionar as ações para a revitalização desses pontos, como o da Base Aérea, que retrata bem momentos da Segunda Guerra Mundial. Podemos ter no Amapá um dos principais e maiores museus a céu aberto do país sobre esse importante momento da segunda guerra", diz DaLua. "Por algum período, o município de Amapá serviu de ponto estratégico para os americanos durante a guerra e isso, naquela época, já mostrava o quanto a nossa localização é estratégica", completa o parlamentar.

Segundo relatos, um avião americano B-52 teria caído na região do Araguari e até hoje nunca foi encontrado. Ainda no Amapá, os parlamentares visitaram a praça onde está a estátua de Cabralzinho, considerado herói na batalha que manteve as terras amapaense sob domínio brasileiro. “É outro fato marcante da nossa história que deve ser preservado, e que todos devem conhecer, afinal, foi uma grande batalha entre Brasil e França por este importante e estratégico território”, conta Jory Oeiras (DC). 

A região conta ainda com uma bela queda d’água, conhecida como Cachoeira Grande, onde é feito o Amapá Verão, no mês de julho. "O espaço é maravilhoso, o som daquela queda d’água chama a atenção e dá vontade de se jogar no rio", revela Jory. Além da Base Aérea, no Amapá, a comitiva passou por outras cidades e identificou alguns pontos com grande potencial para o turismo. Um deles fica na cidade de Tartarugalzinho, cerca de 223 quilômetros de Macapá. O local fica a seiscentos metros da BR-156. O espaço conta com hotel, viveiros para a prática de pesca, tirolesa - uma espécie de esporte radical; além de uma linda área verde. 

"É um espaço encantador e nos transmite uma paz muito grande. O lugar tem tudo para atrair a atenção de turista, pois conta com uma boa infraestrutura e ainda há uma área destinada para a prática de esportes radicais", enfatiza a deputada Telma Gurgel (PRP). A comissão ainda passou por Pracuúba e Calçoene. No primeiro, além de visitar a cidade, os integrantes da Ctur foram até ao balneário do Henrique. O local - que surgiu por conta da pavimentação da BR-156, conta com pequenas malocas para os banhistas. “É um espaço que pode ser trabalhado e estruturado para receber turistas de todas as partes do país, afinal, esta beleza natural fica em plena floresta amazônica”, destaca o vice-presidente da Comissão de Turismo, deputado Fabrício Furlan (PCdoB).

Em Calçoene, o destaque fica para a praia de Goiabal, a única de mar, mas, por conta da elevação do rio, as águas transbordaram e cobriram parte da estrada que dá acesso à praia, o que impediu a viagem dos parlamentares. Por outro lado, eles conheceram o balneário do ‘pau pintado’. O lugar atrai centenas de pessoas por conta de suas peculiaridades, entre elas das competições destinadas aos apanhadores de açaí. Ganha quem subir mais rápido no pé de açaizeiro sem o uso da peconha.


"É algo que tem tudo para entrar no calendário oficial de eventos do estado. É interessante ver o esforço dessas pessoas para apanhar o açaí. Imagine vê-las subirem no pé do fruto sem o acessório - normalmente - usado por eles? Isso, com toda certeza, chama atenção do pessoal de fora que toma o açaí, mas não faz ideia de como ele é apanhado", diz Fabrício. Os relatos e as imagens capturadas dos pontos turísticos irão compor um relatório a ser apresentado aos parlamentares e ao governo sobre as reais condições e o que pode ser feito para impulsionar o turismo nos municípios.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Emerson Renon
Fotos: Gerson Barbosa 
Portal: al.ap.gov.br
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...