Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Audiência pública sobre startup debate ideias inovadoras



"É um modelo de negócio empreendedor aliado à tecnologia". Desta forma, a deputada Edna Auzier (PSD) definiu o que é startup, tema da audiência pública promovida por ela, nesta segunda-feira (21), no plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. "É um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar busca desenvolver um produto ou serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos", complementou a parlamentar.

O evento contou com a participação de especialistas no assunto, representantes de instituições voltadas à tecnologia e empreendedorismo e estudantes universitários. Entre os convidados estiveram presentes a representante da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Gleice Aparício; o coordenador de Ação de Empreendedorismo do Instituto Federal do Amapá, Alexandre Rufino; o diretor-presidente do Prodap, Francisco Assis de Souza; a representante da Federação das Empresas Júniores do Amapá, Beatriz Cardoso; a representante da ONG Júnior Achievement Amapá, Nazaré Silva Ataíde; e o presidente da empresa Orsafascio, Antônio Fascio.

O primeiro palestrante Antônio Fáscio abordou o tema "O que é uma startup?". Fáscio atribuiu a criatividade aliada à necessidade como a principal propulsora de ideias inovadoras que mudaram a vida e a história da humanidade. "Ao colocar uma cinta de couro na roda de uma carruagem, uma mulher inventou o freio a disco, na idade média. Um médico achou muito dura a roda da bicicleta de seu filho. Aí, ele envolveu a roda com uma mangueira e assim fabricou o primeiro pneu. Em 1910, um inglês visitou um matadouro de frangos, em Chicago, Estados Unidos, onde cada trabalhador se encarregava de um corte específico da ave e, assim, transferiu para a Ford Automóveis a prática de montagem em série dos automóveis. A startup é uma organização temporária. É o primeiro estágio de uma empresa", explicou, lembrando que essa prática é antiga, mas que prevalece até hoje, na era da informação.

Graciele Moura Cielo, consultora e Coach da Nygra, Corporate Ventured Inovação, Projetos, Change, Management e Transformação Digital – foi a segunda a palestrar, falando sobre "Revolução Digital – A era das Startup’s". Após a exibição de um vídeo sobre a evolução da indústria, a palestrante lembrou das facilidades e do baixo custo da Tecnologia da Informação na atualidade. "A maioria das pessoas usa a internet. Muitos utilizam as redes sociais. A conectividade é um dos fatores que faz essa revolução acontecer, mudando o comportamento das pessoas e criando novos modelos de empreendimento", destacou.

Após as palestras, ocorreu um debate entre os participantes e os integrantes da mesa de honra do evento, que serviu para tirar dúvidas sobre o tema e as formas de como as pessoas, que tenham ideias inovadoras, podem abrir uma startup. O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Macapá, Lucas Abrahão, avaliou como positiva a iniciativa de debater esse tema. "Um tema que está em evidência no mundo todo, certamente será de grande valia para que o Amapá tenha essa inspiração. Sonhar com grandes empresas de mais capital, com baixo investimento e grande potencial, criativo, inovador e empreendedor. Estou certo de que quem veio para esta audiência, certamente, sairá muito animado e olhando os problemas do estado e da cidade, de outra forma, com oportunidades que podem virar aplicativos, software. Pode, enfim, virar uma grande ideia", enfatizou.

Para a deputada Edna Auzier, a audiência atingiu o objetivo. "O tema ainda é desconhecido por grande parte da população. Aqui, tivemos oportunidade de esclarecer muitas dúvidas sobre startup, que é uma nova tendência no mercado mundial destinado a facilitar a vida dos empreendedores que querem se lançar no mercado", concluiu, lembrando que o sistema Uber de transporte é um exemplo de startup bem sucedido.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...