Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Deputados estaduais do Amapá discutirão sobre a Renca na Câmara Federal

A Comissão do Meio Ambiente (CMA) da Assembleia Legislativa do Amapá foi convidada a participar de audiência pública, ainda sem data definida, sobre a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) na Câmara Federal. A discussão será promovida pela Comissão de Minas e Energia, para debater os aspectos relacionados à Renca.

A convite do deputado federal Cabuçu Borges (PMDB), titular da CME, o deputado Oliveira Santos (PRB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, acompanhado das deputadas Maria Góes (PDT) e Janete Tavares (PSC), foi recebido pelo parlamentar, que entregou pessoalmente aos parlamentares estaduais convite e cópias do requerimento solicitando a realização da audiência.

"Diante do impacto na sociedade, o presidente Michel Temer revogou o decreto e editou outro, criando um Comitê de Acompanhamento, que terá representantes do Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Agência Nacional de Mineração. O artigo 2º do Decreto que criou a Renca estabelece que os trabalhos de pesquisa cabe, exclusivamente, à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)", frisou Cabuçu, convidando os parlamentares da Comissão de Meio Ambiente a acompanhar o tema.

A deputada Maria Góes agradeceu o convite e disse que o tema deve ser discutido em todas as esferas, nacional e estadual. "Não se sabe, até hoje, qual o potencial da área. No entanto, existem focos de garimpos ilegais como vem sendo denunciado nos meios de comunicação. Existem áreas protegidas, como unidades de conservação e terras indígenas, que, segundo noticiários, representam mais de 70% da Renca", finalizou Cabuçu.

"É um tema bastante interessante, sendo necessário um amplo debate, principalmente com as partes envolvidas no processo Amapá e Pará", avaliou a vice-presidente da CMA, deputada Janete Tavares.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Everlando Mathias
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...