Falando durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (31) da Assembleia Legislativa do Estado (Alap), a deputada Edna Auzier (PSD) disse que são necessárias medidas urgentes, por parte do poder público e das empresas concessionárias de energia elétrica, para pôr fim à mortandade de peixes que estaria voltando a ocorrer no Rio Araguari e também para amparar as famílias atingidas pela inundação ocorrida em Ferreira Gomes e que até agora estão desabrigadas.
“A Audiência Pública, que realizamos em Porto Grande foi destinada a discutir a utilização dos recursos naturais na Floresta Nacional do Amapá (Flona) e Floresta Estadual do Amapá (Flota) e, na ocasião, decidimos estender o debate para a questão das famílias desabrigadas por conta das inundações no município de Ferreira Gomes”, declarou.
Sobre a mortandade de peixes, a parlamentar sugeriu incorporar aos estudos que estão sendo elaborados pelo Comitê de Trabalho, em Porto Grande, formado pelo Ministério Público e a empresa Cachoeira Caldeirão, uma proposta do deputado Junior Favacho.
“Quero propor o aproveitamento da proposta do deputado Junior Favacho, que prevê a construção de uma piscina para receber a água liberada das turbinas, antes de ser lançada no leito do rio e, com isso, reduzir o impacto que poderia estar causando a morte dos peixes, seja por falta ou por excesso de oxigênio. O comitê de trabalho já está constituído e podemos propor que esta sugestão seja incluída “, enfatizou.
Na mesma sessão, a deputada Edna Auzier teve aprovados dois votos de pesar. Um para o jornalista da Casa, Emerson Renon, pela morte prematura de sua filha recém-nascida, Maria Clara, outro para a família do empresário Oswaldo Bernardo, da empresa Bernacom e da jovem Marcelina Kobayashi, ambos falecidos esta semana, vítimas de acidente rodoviário, na estrada Macapá-Jari.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário