Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Deputada Edna Auzier pede mais atenção às mulheres ribeirinhas


Foi aprovado, em regime de urgência, na sessão deliberativa desta quarta-feira (29), da Assembleia Legislativa do Estado (Alap), requerimento de autoria da deputada Edna Auzier (PSD) solicitando que o plenário da Casa de Leis encaminhe expediente à Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres pedindo a inclusão no projeto "Casa da Mulher Brasileira", de um barco para apoio à mulheres ribeirinhas. A embarcação deverá ser denominada “Casa da Mulher Brasileira Fluvial”, conforme sugestão da autora do requerimento.
A intenção é facilitar o atendimento às mulheres, vítimas de violência doméstica, que habitam em toda a região ribeirinha do Estado. A parlamentar justifica sua proposição alegando que as características geográficas do Amapá dificultam o acesso à capital. “No Estado do Amapá temos como características hidro geográficas as ilhas e comunidades ribeirinhas existentes em nossa região dificultando assim o acesso à capital para que as mulheres façam a denúncia. Diante dessa realidade é que se faz necessário vincular a esse importante projeto do Governo Federal a implementação de um barco capaz de atender, com maior agilidade e eficácia, a mulher ribeirinha vítima de violência doméstica”, defendeu a parlamentar.
A criação da Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às vítimas de maus-tratos, integrando em um único espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, garantindo condições básicas a essas mulheres de forma a lhe proporcionar até mesmo a autonomia econômica e financeira.
Estatísticas da Promotoria da Defesa da Mulher indicam que no ano passado, somente em Macapá, quase 1500 mulheres sofreram de violência doméstica. “Por isso que estamos propondo a inclusão de mais essa ferramenta no arsenal já disponível para o combate a esse tão nefasto crime”, sentenciou Auzier.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...