Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Projeto inclui Semana Estadual dos Contadores de História no calendário oficial do Amapá



Aprovado por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o Projeto de Lei que inclui a Semana Estadual dos Contadores de História no calendário de datas comemorativas do estado. O projeto, de autoria do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PR), prevê que o evento será instituído anualmente na terceira semana de março, por ocasião do Dia Internacional dos Contadores de História, instituído no dia 20 de março, na rede pública de ensino. 

"O contador de histórias é um propiciador de curas, é um evocador de competências, um provocador de interesse pelo livro, do prazer da leitura, é um transmissor de conhecimentos, afetos e memórias para que elas não se percam. O contador é um piloto que conduz o ouvinte a uma viagem para dentro de si mesmo, é um benzedor que abençoa os ouvidos com sonhos, cores e imaginação", justifica o deputado Kaká Barbosa.

Segundo ele, no Amapá, tem-se a riqueza linguística do contador de causo, que traz para a contação de histórias a linguagem coloquial usada por pessoas simples do meio rural, competente na arte da narrativa de transmitir histórias em rodas de conversa. Conforme a proposta, a cada ano, a temática da semana homenageará um símbolo da cultura regional ou personalidade que muito contribuiu para a arte narrativa.  

Ao longo da semana, serão feitas formas de disseminar informações sobre o patrimônio cultural e imaterial brasileiro, assim como discutir formas de democratização do acesso aos bens culturais e imateriais, entre outras atividades. "A forma mais eficaz de desempenhar esse benefício é promovê-lo onde esteja reunida larga maioria da população amapaense, infantil e jovem, e que necessita de estímulo e oportunidade para a fruição de bens culturais a que tem direito", frisou Kaká Barbosa.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...