Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Assembleia Legislativa apoia reabertura de garimpo e mobiliza garimpeiros junto com cooperativa



O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) representou o presidente da Casa de Leis, deputado Kaká Barbosa e a Comissão de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Assembleia na audiência pública realizada pela Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá (Coemap). O presidente da cooperativa, Chico Nogueira, fez um chamamento público e conseguiu reunir no município de Tartarugalzinho vereadores, representantes da prefeitura e dezenas de garimpeiros que buscam desesperadamente uma solução para o fechamento da atividade mineral.

A atividade garimpeira em Tartarugalzinho começou a movimentar dinheiro na cidade, que tem uma economia considerada fraca. Cerca de 300 famílias se mudaram para a região, o equivalente a mais de 1 mil pessoas. Mas em outubro do ano passado, durante operação da Polícia Federal, o garimpo foi fechado sob a alegação de que o direito de lavra do local pertence à Mineradora Beadell. 

Depois de ouvir atentamente todas as reivindicações dos presentes, o deputado Pedro DaLua usou da palavra e garantiu que a Assembleia Legislativa vai entrar na luta e provocar audiências e ingerências junto a todos os agentes públicos e privados que tenham alguma relação com fechamento e com a reabertura da garimpagem. “Tanto eu como a cooperativa reconhecemos na bancada de deputados federais o empenho para a resolução desta questão que é econômica e social, especialmente dos deputados Cabuçu e Vinicius. Mas temos que ter a união de todos para devolver ao povo do Amapá aquilo que é do povo do Amapá”, discursou. 

DaLua afirmou que é inadmissível o povo do Amapá não ser dono das suas próprias riquezas e enquanto uma empresa hiberna há 37 os direitos de lavra das áreas minerais do município, o povo passa fome e é jogado a toda sorte de infortúnio que se possa enfrentar. "Façam como fez o povo de Calçoene, fechem rodovias, parem o município, lotem as câmaras e a Assembleia. Lutem", exclamou DaLua , se comprometendo em nome da presidência da Assembleia de juntos "engrossar fileiras nesta guerra pelo direito à dignidade humana e pelo direito que o cidadão tem ao trabalho para sustentar a si e sua família”. Ao final da audiência, os representantes do movimento se comprometeram em encaminhar juntos aos deputados a audiência pública e agendas de mobilizações.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Gabinete Deputado Pedro DaLua
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...