Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Amapá tem o maior número de representantes na diretoria do Parlamento Amazônico



A deputada estadual Edna Auzier (PSD) ficou com a segunda vice-presidência do Parlamento Amazônico. A presidência ficou com o deputado estadual Wellington do Curso (PP/MA), em substituição ao deputado Coronel Chagas (PRTB/RR). A eleição para o biênio 2018/2019 aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), dentro da programação da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos, em Gramado, no Rio Grande do Sul. 

O Amapá ainda ocupará a Terceira Secretaria com o deputado Jory Oeiras (DC) e mais três representantes na Secretaria Institucional, com as deputadas Raimunda Beirão (PMB), Cristina Almeida (PSB), além do deputado Max da AABB (SD). É a primeira vez que o Amapá terá o maior número de representantes na diretoria do Parlamento Amazônico, cinco ao todo. 

"Isso representa a força que o nosso Parlamento tem, a expressão e a participação ativa em todas as discussões promovidas pela instituição na luta pelo avanço de políticas públicas para os estados que compõem a Amazônia Legal", disse Jory Oeiras. 

Logo após a posse dos novos diretores, foi aprovada a realização de um amplo debate, no estado do Maranhão - ainda sem data definida, com os presidenciáveis, senadores e deputados federais, para que tenham conhecimento das problemáticas de cada um dos nove estados que compõem o Parlamento Amazônico e para que possam apresentar suas propostas para o Norte do país. A proposta conjunta foi apresentada pelos deputados Charles Marques e Joaquim Ruiz (PTN/RR). 

Os parlamentares entendem a necessidade de provocar a discussão. A medida é mostrar  que os amazônidas sempre são impedidos de explorarem as riquezas produzidas pela Amazônia, que ficam nas mãos das grandes multinacionais. Para isso, cada estado irá apresentar suas reivindicações para que seja elaborada a Carta da Amazônia, a ser apresentada aos candidatos a presidência do Brasil. 

Outra investida dos novos integrantes será buscar, também, junto à Unale, um espaço para que o Parlamento Amazônico possa ter uma representação em Brasília (DF). A iniciativa é proporcionar aos deputados condições para que possam desenvolver suas atividades na capital federal. A nova diretoria também já é direcionada às ações para a questão das cidades gêmeas de fronteira. O Norte conta com dez cidades das 32 beneficiadas com a publicação da Instrução Normativa para a instalação de free-shops, em março deste ano. No Amapá, a cidade de Oiapoque foi a contemplada. 

"Agora, é trabalhar junto ao governo para que possam ser feitos os estudos necessários para saber qual a possibilidade de haver uma redução na alíquota do ICMS para tornar a cidade de Oiapoque, no Norte do estado, atrativa tanto para os novos investidores quanto para os próprios empresários que residem no município", argumenta a deputada Janete Tavares (PPS).




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Emerson Renon
Fotos: Pedro Apóstolo 
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...